Panela de arroz elétrica

panela de arroz eletrica

O que é uma panela de arroz elétrica?

Uma panela de arroz elétrica convencional consiste basicamente de uma tigela de metal antiaderente colocada dentro de um compartimento feito de plástico e metal, com uma fonte de calor na parte inferior. Colocamos arroz e água dentro da tigela, ligamos o aparelho, e esperamos. O aparelho irá aquecer a tigela até que a água entre em ebulição, em seguida reduzirá a temperatura para que haja uma fervura prolongada e depois reduzirá novamente a temperatura para manter o arroz aquecido na temperatura de consumo.

A panela “saberá” que o arroz está pronto para consumo através de um termostato (sensor que ajusta aquecimento baseado na leitura de temperatura). Quanto a água entra em ebulição e vira vapor, a temperatura interna do aparelho começa a subir, o que é um sinal de que o arroz está pronto e que a temperatura interna deve ser ajustada para não mais cozinhar, mas sim manter o arroz aquecido.

Funcionamento da panela de arroz
Enquanto houver água na panela, a temperatura não passará de 100 graus e o termostato não atingirá a temperatura de desligamento

Qual o tamanho certo para a panela de arroz?

Uma porção individual de arroz costuma ter entre 1/2 xícara e uma xícara de arroz cru. Assim, uma pequena panela de arroz elétrica será suficiente para atender uma família de 3-4 pessoas facilmente.

Uma panela de arroz grande será mais útil para quem pretende utilizá-la frequentemente com grandes grupos ou que pretende fazer arroz para mais de uma refeição.

Normalmente, panelas elétricas de grande capacidade não são muito boas para preparar pequenas quantidades. No Japão há panelas elétrica com capacidade de apenas uma ou duas xícaras de arroz, enquanto fora do Japão é mais comum encontrar panelas com capacidade para 3 xícaras de arroz.

Todavia, as panelas de arroz mais modernas, de fabricantes como Zojirushi, Panasonic e Mitsubishi, conseguem trabalhar bem tanto com pequenas quantidades (1 xícara) ou grandes quantidades (10 xícaras), sem queda de desempenho.

Quais funcionalidades procurar em uma panela de arroz elétrica?

Cheque se a panela que você pretende comprar tem as características abaixo.

  • Timer: com um timer, você pode decidir a que horas quer o arroz pronto. Assim você pode lavar o arroz na noite anterior, deixar dentro da panela e ter arroz quentinho quando chegar em casa depois do trabalho no dia seguinte
  • Fácil de utilizar: uma boa panela tem comandos intuitivos, não sendo necessário consultar o manual toda vez que for utilizá-la para preparar uma receita diferente
  • Recipiente durável e antiaderente: permite que o arroz seja lavado no mesmo recipiente, não sendo necessário sujar outro recipiente para isso
  • Sinal sonoro: para avisar que o arroz está pronto;
  • Ajuste para diferentes tipos de arroz ou de outros grãos: caso isso seja de seu interesse; há panelas que irão ter ajustes para arroz integral, arroz de sushi, etc, atingindo resultados significativamente melhores que uma panela onde não há possibilidade de ajuste por tipo de grão.
  • Preparo de outros alimentos: algumas panelas vêm com cestos para preparo de vegetais em vapor, e outros modelos mais sofisticados podem preparar pães e vários outros pratos
  • Nível de tecnologia: as panelas de mais alto nível (e mais caras) utilizam tecnologias super-modernas (por exemplo, fuzzy logic) para garantir que o grão fique perfeitamente cozido
  • Manutenção de temperatura: várias panelas têm a função de deixar o arroz quente por longos períodos, mas nem todas elas são capazes de manter o arroz quente e gostoso por longos períodos; é importante checar a opinião de outros compradores para saber se uma determinada panela consegue manter o arroz quentinho e gostoso por um dia ou até por mais tempo; para arroz integral isso é bastante difícil.

O que é fuzzylogic?

Fuzzy logic significa “lógica difusa”. Panelas de arroz com tecnologia fuzzy logic possuem chips de computador que as tornam capazes de fazer ajustes em sua temperatura e tempo de cozimento. Enquanto panelas de arroz básicas completam a tarefa de cozinhar o arroz de maneira única e mecânica, uma panela com tecnologia fuzzy logic faz ajustes muito mais complexos.

Por exemplo, uma panela com tecnologia fuzzy logic pode ajustar o tempo de cozimento e temperatura ao perceber que o arroz está sendo cozido muito mais rápido em um dia quente. Este tipo de tecnologia também permite que o usuário utilize vários tipos de grãos e defina o quão duro ou macio deve ser o produto final.

Alguns fabricantes (Tatung, Tiger, Zojirushi e Sanyo, entre outros) usam o termo “Micom” (micro computerized) para a tecnologia tipo fuzzy logic incorporada a suas panelas de arroz.

Panelas de arroz com induction heating (IH) / aquecimento por indução

Enquanto uma panela de arroz tradicional aquece o arroz de baixo para cima, panelas de arroz com aquecimento por indução (induction heating) são modelos que transmitem calor por todos os lados do arroz.

O aquecimento por indução é um processo de aquecimento sem contato que utiliza eletricidade de radiofreqüência através de um material condutor elétrico. A panela de arroz com aquecimento por indução utiliza todo o recipiente interno como elemento de aquecimento, em vez de apenas aquecer a placa de aquecimento no fundo do recipiente externo.

Utilizado em conjunto com fuzzy logic se conseguem resultados ainda melhores, pois o conjunto fica mais sensível à mudanças de temperatura e é capaz de fazer ajustes instantâneos e precisos. A panela também aquece mais rapidamente, reduzindo o tempo de cocção em cerca de 20%.

O resultado final é um cozimento mais homogêneo e um arroz mais macio e com melhor sabor.

Panelas de arroz à pressão

As panelas de arroz “top” do mercado possuem, além da tecnologia de fuzzy logic e indução de calor, o recurso de cozimento à pressão para agilizar ainda mais o preparo do arroz.

O modelo abaixo é o top de linha da Zojirushi (Platinum NP-NVC10/18), uma das melhores marcas de panelas de arroz elétricas. A panela ajusta o nível de pressão de acordo com o tipo de arroz. O arroz de sushi é cozido a pressão do nível do mar para uma consistência mais dura para facilitar o manuseio. O arroz integral é cozido em um nível de pressão mais alto para uma consistência macia, mas mastigável. Além disso, o arroz cozido sob pressão também fica mais suave por um período maior de tempo.

Zojirushi Platinum

Quais as melhores marcas de panela de arroz elétrica?

As marcas japonesas de panela de arroz estão sempre no topo de lista de melhores panelas. Mas infelizmente estão também no topo da lista de panelas mais caras. Do Japão, as marcas mais conceituadas são Zojirushi, Tiger, Panasonic e Mitsubishi. Todas estas marcas têm uma ampla gama de modelos e possuem durabilidade excepcional, o que faz com que o alto custo seja diluído por décadas de uso. Para quem pretende fazer arroz para sushi, sem dúvida vale a pena focar nos modelos japoneses de panela elétrica de arroz, pois são especialmente programados para trabalhar com arroz japonês e os modelos mais sofisticados possuem programação especial para arroz de sushi.

Mas não são só os japoneses que fazem ótimas panelas de arroz. E dependendo de qual for o tipo de utilização, o tipo de arroz e culinária, vale olhar para marcas de outros países.

Midea é a maior marca chinesa de panelas elétricas de arroz. Da Coréia do Sul há duas marcas com excelente reputação: CuchenCuckoo. Tatung é outra marca de excelente reputação, originária de Taiwan.

Eu realmente preciso de uma panela de arroz?

A panela de arroz traz conveniência e a certeza de ter um arroz sempre perfeito. Mas ela não é totalmente necessária e ocupa bastante espaço. 

Com um pouco de prática e cuidado com tempo e temperatura, é possível atingir resultados semelhantes utilizando uma panela de ferro ou alguma outra panela com fundo pesado, que distribua bem o calor. A panela deve também ter uma tampa com ótima vedação, para que o vapor não escape rapidamente.

O vídeo abaixo mostra a preparação de arroz japonês em uma panela de ferro. Os passos mais importantes são:

a. Lavar bem o arroz, com muito cuidado para não quebrar os grãos, até que a água esteja quase transparente. 3-4 vezes costuma ser suficiente

b. Deixar o arroz de molho por meia hora para que absorva água e cozinhe de forma mais homogênea e mais rápida; o arroz ficará esbranquiçado

c. Coloque o arroz na panela e adicione água (mesma quantidade de água e de arroz – por exemplo, 2 xícaras de água para 2 xícaras de arroz)

d. Coloque a tampa (bem fechada) e acenda o fogo em médio-alto em uma boca de fogão pequena, até ferver; não retire a tampa para olhar o arroz

e. Quando ferver, reduzir fogo para posição “baixo”, e deixar cozinhar por cerca de 10 minutos

f. Desligue o fogo, mas não destampe. Deixe repousar por outros 10 minutos

g. Retire a tampa e mexa o arroz com cuidado usando uma colher de plástico ou madeira; evite quebrar os grãos.

h. Coloque uma toalha de tecido ou papel sobre o arroz e volte a fechar; a toalha evitará que o vapor condense na tampa e que água caia sobre o arroz pronto

No caso do arroz japonês, o seu objetivo é conseguir um arroz com a aparência da foto abaixo. O arroz deve ter um sabor bastante “limpo”, com uma textura levemente pegajosa, de modo que os grãos se colem uns aos outros se você os pressionar levemente.

arroz japones

Para o preparo de sushi, recomenda-se utilizar um pouco menos de água (10% a menos). É mais fácil manusear o arroz para sushi quando está um pouco mais firme.

O arroz japonês é um arroz de grão tipo curto. Para grãos longos, utiliza-se um pouco mais de água. A proporção ideal costuma ser 1 1/4 xícaras de água para cada xícara de arroz tipo longo.