Mandolin | Fatiador de Legumes e Frutas

mandolin

Inscreva-se em nosso canal YouTube

O mandolin, também conhecido por mandolina ou mandoline, é um utensílio de cozinha utilizado para fatiar e cortar em juliana/julienne (tiras longas e finas).

Com um mandolin, as fatias são cortadas com uma espessura uniforme, o que é particularmente importante para assar e fritar (por exemplo, para batata chips), assim como é importante na apresentação de pratos. As fatias podem ser muito finas e podem ser feitas muito rapidamente, com muito menos habilidade e esforço do que seria necessário se estivéssemos cortando com uma faca ou com outro tipo de lâmina.

Um mandolin pode causar ferimentos sérios se não for usado corretamente. Vários modelos são vendidos com uma guarda de segurança, mas é importante checar se a guarda realmente funciona bem antes de comprar o mandolin.

Como escolher e comprar um mandolin?

Guarda de segurança

Dê preferência a um mandolin com uma boa guarda de segurança. Essencial para a segurança em um mandolin, a guarda de segurança (ou protetor de mão) agarra a comida – geralmente com pontas pontiagudas de aço inoxidável ou plástico – e pressiona contra a fatiadora, mantendo os dedos longe da lâmina afiada.

Várias configurações de altura

Quanto mais configurações de altura, mais versátil será o seu mandolin, permitindo-lhe cortar fatias finas ou grossas de frutas e legumes. O ajuste da espessura (altura da lâmina) deve ser fácil de ajustar e deve travar com firmeza, para que a altura não mude no meio do corte. Alguns mandolins tem um conjunto de alturas pré-definidas e são ideais para a cozinha doméstica. Para profissionais, o ideal serão mandolins onde é possível ajustar com precisão para qualquer altura de corte.

Lâmina

Assim como em uma faca, um mandolin seguro é um mandolin bem afiado. A lâmina deve cortar o alimento sem sem necessário fazer muita força. Modelos com lâminas inclinadas em V ou em diagonal costumam ter um desempenho muito melhor do que o estilo horizontal, principalmente para alimentos mais delicados, como tomates.

mandolin-com-lâmina-em-V
Mandolin com lâmina em “V”

As lâminas do mandolin são de aço inoxidável ou de cerâmica. Ambas podem ser muito afiadas, mas lâminas de cerâmica não podem ser re-afiadas, enquanto as lâminas de aço podem – isso é particularmente importante para mandolins profissionais. Facas de cerâmica são muito frágeis e lascam facilmente, mas a lâmina do mandolin de cerâmica é mais protegida e menos propensa à quebras. 

Preço

Para uso doméstico, um mandolin simples e barato, sem muitos ajustes e acessórios, é mais do que suficiente. Além disso, um mandolin mais simples requer pouco trabalho de configuração e é mais fácil de ser limpo, o que é ideal para o dia-a-dia de uma cozinha doméstica. Portanto, procure mandolins com preço abaixo dos R$ 200 e use o seu dinheiro para comprar uma boa faca do chef.