Cold brew | Café cold brew

cold brew coffee

Cold brewing (infusão a frio) é o processo de embeber grãos de café em água a temperaturas frias por um período prolongado. Grãos moídos (moagem grossa) são embebidos em água por um período prolongado de tempo, por 12 a 24 horas. A baixa acidez do café cold brew produz uma bebida refrescante e que também é mais suave para o estômago, potencialmente reduzindo a azia e outras irritações estomacais.

A água é normalmente mantida à temperatura ambiente, mas também é utilizada água gelada. O café é filtrado usando um filtro de café de papel, uma peneira de metal fino, uma prensa francesa (french press) ou feltro. O resultado é um concentrado de café que é diluído com água ou leite e é servido quente, sobre gelo ou misturado com gelo e outros ingredientes, como chocolate.

Cold brewing originou-se no Japão, onde tem sido um método tradicional de preparação de café durante séculos.

Como os grãos de café moídos no café frio nunca entram em contato com a água quente, o processo de dissolução do sabor dos grãos produz um perfil químico diferente dos métodos convencionais de preparo de café. Os grãos de café contêm várias partes constituintes que são mais solúveis em temperaturas mais altas, como cafeína, óleos e ácidos graxos. A preparação do café por cold brew, a uma temperatura mais baixa, resulta em menor acidez e menor teor de cafeína para a mesma proporção de um café preparado de forma tradicional.

Embora menos cafeína seja extraída com o método de mistura a frio, uma proporção maior entre café e água é freqüentemente usada, entre 2 e 2 1/2 vezes. Isso pode compensar essa diferença, resultando em uma bebida com igual quantidade de cafeína.

Qual a diferença entre cold brew e iced coffee (café gelado)?

Iced coffee é muito mais fácil de preparar. Prepara-se o café quente or um método tradicional, deixa-se o café esfriar e adiciona-se gelo. Todo o processo é relativamente simples e rápido. Já no cold brew, o pó de café nunca entra em contato com água quente, e o processo de preparação leva pelo menos 12 horas para finalizar. Coldbrew é também um processo simples, mas lento. O resultado final é bastante diferente. Em resumo:

Iced coffee: Feito normalmente com água quente. Mais ácido e amargo. Mais barato.

Cold brew: Feito com água fria ou temperatura ambiente. Menos ácido. Menos amargo. Normalmente mais caro que o iced coffee.

Como preparar o café cold brew?

É bastante fácil preparar o café cold brew. Mas levará tempo (pelo menos 12 horas) até que você possa apreciá-lo.

Ingredientes do café cold brew:

  • Café moído (moagem média/grossa): 1 parte (por exemplo, uma xícara de café moído)
  • Água filtrada à temperatura ambiente: 4 a 5 partes (por exemplo, quatro ou cinco xícaras de água)

Preparo do café cold brew:

  1. Coloque o café e a água em uma jarra com tampa; mexa a mistura e feche a tampa
  2. Deixe repousar por 12 a 15 horas no balcão de sua cozinha (não coloque na geladeira)
  3. Filtre a mistura com um filtro de papel ou de pano
  4. Coloque o concentrado em um recipiente fechado
  5. Mantenha o concentrado na geladeira por até uma semana – depois de uma semana perderá um pouco do sabor
  6. Quando utilizar, dilua em gelo, água quente ou fria, ou leite

Veja o vídeo abaixo para acompanhar o preparo do café cold brew:

Dicas para o preparo de cold brew

  • O cold brew é um concentrado de café, portanto deve ser diluído – com gelo, água quente ou fria, leite de vaca, de soja, de amêndoas, etc – ao ser servido. 
  • Use água filtrada para obter um sabor puro de cold brew
  • Deixe a mistura repousar por pelo menos 12 horas. Se quiser um café mais forte, deixe por mais tempo – até 24 horas. Em geral, 12-15 horas é o ideal para a maioria das pessoas.