Sidra

sidra

Sidra (hard cider nos EUA, cider na Inglaterra e cidre na França) é uma bebida alcoólica feita a partir do suco fermentado de maçãs. É muito popular na Europa, em especial no Reino Unido e França, e tem ganhado popularidade com o desenvolvimento de novos produtos à base de sidra focados no público jovem.

Harmonização de sidra com alimentos

A acidez na sidra corta eficientemente a gordura, adicionando uma variedade de sabores ao prato que a acompanha e atuando como um limpador de paladar. Também age como um contraponto à comida doce. Alimentos que se beneficiam da acidez na sidra incluem peixe, frango, porco, queijo, tortas, comida picante e muitos pratos de massa.

Em termos de queijos, a sidra acompanha particularmente bem os queijos de massa mole com mofo branco, tais como o queijo brie e o queijo camembert. Para esta família de queijos, escolha as sidras “demi-sec” (semi-secas).

Apple Cider nos EUA

Apple cider nos EUA não é uma bebida alcoólica. Nos Estados Unidos, apple cider é um suco de maçã crua que não foi submetido a um processo de filtração para remover partículas grosseiras de polpa ou sedimento. Já o Apple Juice é um suco que foi filtrado para remover sólidos e pasteurizado para que permaneça fresco por mais tempo.

A sidra (alcoólica) é comumente chamada de hard cider nos EUA, enquanto o suco (não-alcoólico) é chamado apenas de cider ou de sweet cider.

Sidra ou Cidra?

As duas palavras existem, mas referem-se a coisas diferentes:

Sidra é a bebida alcoólica feita de suco fermentado de maçãs.

Cidra é uma fruta cítrica e não é utilizada no preparo da bebida sidra. A cidra é geralmente é utilizada na preparação de doces e compotas.