Granola

Granola é uma receita americana preparada com flocos de aveia, frutos secos, sementes, mel ou outro adoçante, azeite de oliva ou óleo vegetal e sal que são assados para adquirir uma textura crocante. Há diversas variações da receita que podem incluir também chocolate, baunilha, canela, gengibre, raspas de limão ou de laranja, etc.

A receita da granola foi criada pelo médico Dr. James Caleb Jackson, em 1863, no Sanatório Jackson, em Nova Iorque. Esta receita, que se chamava granula, era preparada com biscoitos graham cracker no lugar da aveia. Em 1877, o Dr. John Harvey Kellogg, diretor do Sanatório Battle Creek, em Michigan, desenvolveu uma granula com trigo, aveia e milho assados, mas devido à um problema legal com o Dr. Jackson, o nome foi alterado para granola.

granola | granula

Granula do Sanatório Jackson e granola do Sanatório Battle Creek

A granola ganhou popularidade na década de 60, com o movimento hippie, devido ao seu apelo saudável. É consumida geralmente no café da manhã/ pequeno almoço em combinação com iogurte, leite, frutas frescas ou como cobertura para várias sobremesas e sorvetes.

granola

Ingredientes da granola

A receita da granola é muito flexível e alguns ingredientes, com exceção da aveia em flocos e sal, podem ser substituídos por similares, desde que as proporções da receita sejam respeitadas. Por exemplo: 1/2 xícara (70 g) de amêndoa pode ser substituída por 1/2 xícara de castanha-do-Pará/ castanha-do-Brasil, nozes, etc.

Aveia para granola

A granola é preparada com aveia em flocos grossos que são grãos de aveia que foram descascados, cozidos no vapor, prensados por rolos e levemente tostados. Este processo preserva os nutrientes do grão, facilita o cozimento e cria um floco com superfície grande que é importante para a crocância desta receita.

É possível preparar esta receita sem glúten desde que se utilize uma aveia sem glúten, ou seja, que não foi processada em lugares onde se processa ingredientes com glúten.

tipos de aveia

Principais tipos de aveia: Grão de aveia cortado (em inglês: steel cut oats), aveia em flocos grossos (em inglês: rolled oats regular/old fashioned) e aveia em flocos finos (em inglês: rolled oats – quick or instant)

aveia em flocos grossos

Flocos de aveia/ Aveia em flocos grossos

Frutos secos e sementes

Esta receita é preparada com amêndoas, uvas passas, sementes de girassol, sementes de abóbora e coco ralado.

Entretanto, as amêndoas podem ser substituída por nozes, castanha-do-Pará/ castanha-do-Brasil, castanha-de-caju, amendoim, pistache, nozes de macadâmia, etc. E as uvas passas, que adicionam doçura, podem ser substituídas por frutas desidratadas como damascos/alperces, cramberries/arandos, mirtilos, figos, maçãs, banana, lascas ou chips de coco, goji, etc. Por fim, as sementes de girassol e abóbora podem ser substituídas por gergelim/sésamo, papoila, linhaça, etc.

Mel 

Esta receita é preparada com mel, que pode ser substítuido por melaço, xarope de arroz, xarope da flor de coco, maple syrup/ xarope de ácer/ xarope de bordo, etc. O importante é que o adoçante utilizado seja líquido.

Granola com açúcar de coco ou açúcar mascavo

Caso utilize açúcar de coco ou açúcar mascavo, aqueça 60 g de açúcar (mesma quantidade de mel indicada na receita abaixo), 2 colheres de sopa de água e o 3 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo vegetal em uma panela até que o açúcar tenha se dissolvido. Este procedimento facilita a cobertura dos demais ingredientes.

Granola com açúcar de coco

Para utilizar o açúcar de coco ou açúcar mascavo é necessário preparar uma mistura de açúcar, água e azeite ou óleo vegetal. Esta mistura deve ser aquecida até que o açúcar se dissolva.

Granola com açúcar de coco

Granola com açúcar de coco

Azeite de oliva

Esta receita é preparada com azeite de oliva que aporta sabor na granola e torna a textura crocante. É possível substituir o azeite de oliva por óleo vegetal neutro (canola, milho, girassol, etc) que não aporta sabor ou óleo de coco não refinado que aportará sabor. 

Sal e especiarias

Esta receita é preparada com sal fino, canela e extrato ou aroma de baunilha. As especiarias podem ser substituídas por gengibre em pó, raspas de limão ou de laranja, cravo, cardamomo, etc.

Receita de granola

receita de granola

Granola

Receita preparada com flocos de aveia, frutos secos, sementes, mel, azeite de oliva, canela, extrato de baunilha e sal que são assados para adquirir uma textura crocante.
Preparo 10 mins
Tempo de Cozimento 20 mins
Tempo Total 30 mins
RefeiçãoCafé da manhã
CozinhaAmericana, Vegetariana
Serve 10 porções

Equipamento

  • Balança de cozinha (opcional)
  • Espátula de silicone ou similar
  • Forma retangular grande
  • Papel manteiga
  • Tigela grande
  • Tigela pequena

Ingredientes
  

  • 150 gramas de aveia em flocos grossos (1 1/2 xícara)
  • 70 gramas de amêndoas (1/2 xícara)
  • 30 gramas de semente de abóbora (1/4 xícara)
  • 30 gramas de semente de girassol (1/4 xícara)
  • 30 gramas de uvas passas escuras (1/4 xícara)
  • 15 gramas de coco ralado (3 colheres de sopa)
  • 42 gramas de azeite de oliva ou óleo vegetal neutro (canola, girassol, milho, etc) (48 ml /3 colheres de sopa)
  • 60 gramas de mel puro (4 colheres de sopa)
  • 3 gramas de extrato ou aroma de baunilha (opcional) (3 ml | 1/2 colher de chá)
  • 0,25 gramas de canela (opcional) (1/8 colher de chá)
  • 1 gramas de sal fino (1/4 colher de chá)

Instruções de Preparo
 

  • Prepare os ingredientes (mise en place): Separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
  • Prepare o forno: Ligue o forno em 180°C e ajuste a grade para a posição do centro.
  • Prepare a forma: Forre a forma com papel manteiga.
    granola
  • Misture os ingredientes secos: Em uma tigela grande, adicione a aveia, amêndoas, sementes de abóbora, sementes de girassol, coco ralado, sal e canela (opcional). Misture bem.
    Não adicione as uvas passas ou outra fruta desidratada nesta etapa.
    granola
  • Misture os ingredientes líquidos: Em uma tigela pequena, misture o mel, azeite de oliva ou óleo vegetal e a baunilha (opcional).
    Este procedimento facilita a cobertura dos ingredientes secos.
    granola
  • Combine os ingredientes líquidos e secos: Adicione os ingredientes líquidos na tigela com os ingredientes secos. Misture bem até que todos os ingredientes secos estejam levemente cobertos pelos ingredientes líquidos.
    granola
  • Prepare para assar: Coloque a mistura dos ingredientes na forma e espalhe bem com uma espátula até que se forme uma camada uniforme, com espessura de 1 a 1,5 cm.
    granola
  • Asse a granola: Asse a mistura até que a aveia esteja levemente dourada, em torno de 20 a 22 minutos. Após 10 minutos no forno, mexa a granola com uma espátula. Se desejar que a granola forme pedaços, pressione levemente a mistura.
    Deixe a granola resfriar sem mexer, por no mínimo 30 minutos. Após o resfriamento, adicione as passas. Quebre a granola com as mãos para manter os pedaços grandes ou mexa com uma colher para que a granola quebre em pedaços menores.
    granola
  • Armazene a granola: Guarde a granola em uma embalagem hermética por 1 a 2 semanas. Sirva com leite, iogurte, frutas frescas, sorvete, etc.

Video

Quer aprender mais receitas para café da manhã/pequeno almoço?