Panela Wok

panela wok

Inscreva-se em nosso canal YouTube

Uma panela wok é uma panela de fundo redondo bastante versátil, originária da China. É um dos utensílios de cozinha mais comuns na China e também encontrado em partes do leste, sul e sudeste da Ásia, além de estar ganhando popularidade em todo o mundo.

As panelas wok são usadas em uma variedade de diferentes técnicas culinárias chinesas, incluindo stir frying, fritar, escalfar, ferver, selar, fazer sopa, defumar e assar castanhas.

O cozimento em wok é feito com utensílios de cabo longo chamados chahn (espátula) ou hoak (concha). As longas alças desses utensílios permitem que os cozinheiros trabalhem com a comida sem queimar as mãos.

Materiais

Os materiais mais comuns usados na fabricação de woks hoje são o aço carbono e o ferro fundido. Embora o último tenha sido o tipo mais comum usado no passado, os cozinheiros se dividem sobre se woks de aço carbono ou ferro fundido são superiores.

Wok de aço carbono

Atualmente, o aço carbono é o material mais amplamente utilizado, sendo relativamente barato em comparação com outros materiais, relativamente leve, proporcionando rápida condução de calor e com durabilidade razoável.

O vídeo abaixo mostra como se tempera uma panela wok de aço carbono

Wok de ferro fundido

Dois tipos de woks de ferro fundido podem ser encontrados no mercado. Os woks de ferro fundido de fabricação chinesa são muito finos (3 mm), pesando apenas um pouco mais do que uma panela wok de aço carbono de tamanho similar, enquanto woks de ferro fundido normalmente produzidos no Ocidente tendem a ser muito mais grossos (9 mm) e muito pesados. Devido à espessura do ferro fundido, os woks de ferro fundido de estilo ocidental levam muito mais tempo para elevar a temperatura de cozimento, e seu peso também dificulta as técnicas de stir-frying e bao.

Os woks de ferro fundido formam uma camada de tempero carbonizado mais estável, o que a torna menos propensa a que a comida grude na panela. Embora as woks de ferro fundido sejam superiores às woks de aço carbono na retenção de calor e na distribuição de calor uniforme, elas respondem lentamente aos ajustes de calor e demoram a esfriar uma vez retiradas do fogo. Por causa disso, os alimentos cozidos em wok de ferro fundido devem ser prontamente removidos da wok assim que forem feitos para evitar cozimento excessivo. As woks de ferro fundido de estilo chinês, embora relativamente leves, são frágeis e tendem a se quebrar se caírem ou forem mal-cuidadas.