Tipos de folhas para salada | Folhas picantes

Inscreva-se em nosso canal YouTube

As saladas proporcionam uma refeição saborosa, principalmente quando as temperaturas começam a subir. Conhecer os tipos de folhas para salada, permite a criação de combinações harmoniosas, pois as folhas são a base para os outros ingredientes.

Há uma variedade grande de tipos de verdura que são classificadas em duas categorias, de acordo com o sabor:

  • Folhas suaves: sabores delicados e neutros 
  • Folhas picantes: sabores apimentados e amargos

Verduras com folhas picantes

Preparamos uma lista com as principais características das verduras picantes e as combinações harmoniosas entre elas. As verduras com sabores picantes adicionam robustez nas saladas o que permite a utilização de temperos mais fortes, como: mostardas, vinagre balsâmico, molhos adocicados e cremosos.

Agrião 

Agrião (em inglês: watercress e em francês: cresson) é nativo da Europa e Ásia Central, onde cresce abundantemente nas margens dos rios e córregos. Possui delicadas folhas verde-escuras com hastes longas de textura crocante.

O seu sabor é levemente amargo e apimentado, por isso pode ser combinado com verduras suaves, como a alface lisa ou crespa. Fica delicioso combinado com maçãs verdes, queijos azuis e molhos à base de mostarda.

Chicória

Chicória ou endívia-frisada (em inglês: chicory ou curly endives e em francês: chicorée frisée ou endive frisée) possui folhas onduladas, tenras e finas e caules crocantes que adicionam muita textura às saladas. Sua coloração é verde amarelada.

O seu sabor é suave e levemente amargo, por isso pode ser combinada com folhas suaves, como a alface lisa e crespa. Como possui um sabor mais leve, também, pode ser usada com outras folhas picantes, como a rúcula e o agrião.

É muito utilizada na cozinha francesa acompanhada de um molho vinagrete e bacon

A versão baby da chicória, também chamada de frisée, possui um sabor bem suave.

Endívia 

Endívia (em inglês: belgian endive e em francês: endive) é um membro da família da chicória que possui cabeça alongada e compacta. As folhas são firmes e crocante com coloração que varia do branco com ponta verde-amarelado ou roxo-avermelhado.

Possui sabor levemente amargo que combina com as folhas suaves, como a alface lisa e crespa. As folhas inteiras, especialmente as menores, formam uma maravilhoso recipiente para canapés. Receitas clássicas com endívias incluem maçãs, queijos azuis e nozes. Além disso, a endívia também pode ser cozida ou grelhada.

Escarola

Escarola (em inglês: escarole e em francês: chicorée scarole) é um membro da família da chicória que possui caules largos, suculentos e folhas verdes escuras que parecem mais amarrotadas.

Seu sabor é levemente amargo e pode ser combinada com folhas suaves, como a alface romana.

A escarola é muito utilizada na culinária italiana em sopas com feijão branco e bacon, massas e até pizzas.

 

Radicchio ou chicória vermelha

Radicchio ou chicória vermelha (em inglês: radicchio ou em francês: trévise radicchio) é um membro da família das chicórias que possui cabeça arredondada e compacta. As folhas são firmes e  crocante com coloração roxa avermelhada e riscas brancas o que acrescenta cor em qualquer salada.

O seu sabor amargo combina com folhas suaves, como alface lisa e crespa. Mas pode ser utilizada com outras folhas picantes, por causa da textura mais densa, como: rúcula, endívias e agrião. 

As folhas de radicchio são muito utilizadas em saladas de inverno acompanhando legumes adocicados, como: nabos e cenouras.

Rúcula

Rúcula (em inglês: arugula ou rocket e em francês: roquette) É uma verdura originária da região mediterrânica que possui folhas verdes-escuras, tenras e delicadas. A rúcula baby possui as folhas mais finas e o sabor mais suave.

O seu sabor é apimentado, por isso é muito utilizada sozinha ou combinada com folhas suaves, como a alface lisa e crespa. Também, é utilizada com verduras picantes, mas com sabor mais amargo, como a endívia belga e o radicchio. 

É muito utilizada em saladas e pratos cozidos da culinária italiana, como o molho pesto.

Quer aprender mais sobre ingredientes para saladas?