Tipos de Bolo | Curso de Confeitaria e Pastelaria

tipos de bolo

Os tipos de bolo são definidos de acordo com a proporção dos ingredientes básicos utilizados, ou seja, a proporção de farinha de trigo, ovos, açúcar e gordura (geralmente a manteiga).

A farinha de trigo e os ovos, são os principais ingredientes construtores de estrutura. A gordura e o açúcar fragilizam a estrutura, mas proporcionam maciez e umidade.

Há fórmulas para os principais tipos de bolo, pois uma boa receita de bolo é o resultado do equilíbrio e da proporção correta dos ingredientes principais: farinha de trigo, ovos, açúcar e manteiga.

Você pode reduzir, aumentar o peso e até substituir ingredientes, respeitando as proporções abaixo:

Bolo amanteigado 

O bolo amanteigado é um tipo de bolo mais úmido, macio e suculento. Este bolo preparado pelo método cremoso ou método cremoso reverso, segue as seguintes proporções: 100g de farinha, 100g de ovos, 100g de manteiga, 100g de açúcar.

O bolo pound cake ou quatre-quarts é um tipo de bolo amanteigado.

Bolo amanteigado denso, como o pound cake e quatre-quarts

O bolo Sanduíche Victoria é preparado com um tipo de bolo amanteigado denso, mas há uma receita mais leve de bolo amanteigado preparado pelo método cremoso que segue as seguintes proporções: 100g de farinha, 40g de ovos, 45g de manteiga, 100g de açúcar.

Bolo amanteigado, como a massa de bolo utilizada no bolo Sanduíche Victoria.

O bolo com óleo vegetal

O bolo com óleo vegetal é um bolo denso e úmido. Este bolo preparado pelo método muffin, segue as seguintes proporções: 100g de farinha, 100g de ovos, 70g de gordura, 70g de açúcar.

bolo de cenoura com cobertura de chocolate  é preparado com uma massa de bolo com óleo vegetal.

Bolo com óleo vegetal, como o clássico Bolo de Cenoura com Calda de Chocolate

Bolo pão de ló

O bolo pão de ló é um bolo muito leve, mas um pouco seco. Este bolo preparado pelo método espumoso, segue as seguintes proporções: 100g de farinha, 220g de ovos, 20g a 50g de gordura, 150 g de açúcar.

O bolo Fraisier é preparado com massa de pão de ló com substituição de parte da farinha de trigo por farinha de amêndoas, crème au beurre ou buttercream aromatizado com baunilha e morangos frescos. O buttercream é muitas vezes substituido pelo creme de confeiteiro.

Bolo pão de ló, como a massa de bolo utilizada no bolo francês Fraisier

O bolo Rüblitorte é preparado com massa de pão de ló com substituição de parte da farinha de trigo por farinha de amêndoas. Esta receita inclui cenouras raladas.  

rublitorte
Bolo pão de ló, como a massa de bolo utilizada no bolo suíço de cenoura com amêndoas.

Bolo genovês ou génoise

O bolo genovês é um bolo muito leve, mas um pouco seco. Este bolo preparado pelo método espumoso,  segue as seguintes proporções: 100g de farinha, 150g a 200g de ovos, 20g a 50g de gordura, 100g de açúcar.

O bolo floresta negra é preparado com massa de bolo genovês de chocolate ou génoise de chocolate, embebido de kirsch, recheio de chantilly e cerejas confitadas, cobertura com chantilly, raspas de chocolate e cerejas confitadas.

Bolo genovês ou génoise, como a massa de bolo utilizada no bolo Floresta Negra

Bolo chiffon

O bolo chiffon é um bolo leve e úmido. Este bolo preparado pelo método chiffon, segue as seguintes proporções: 100g de farinha, 200g de ovos, 50g de gordura e 130g de açúcar.

A receita de bolo chiffon de laranja é um tipo de bolo chiffon.

Bolo chiffon de laranja

Bolo anjo

O bolo anjo é um bolo extremamente leve e seco. Este bolo preparado pelo método espumoso, segue as seguintes proporções: 100g de farinha, 350g de claras, 155g de açúcar. Esta receita não inclui a gordura das gemas e/ou manteiga.

Bolo Anjo

Bolo sem farinha 

O bolo sem farinha de chocolate é um tipo de bolo sem farinha assado, extremamente cremoso. Este bolo é preparado pelo método espumoso, preparado pelo segue as seguintes proporções: 0g – 50g de farinha, 200g de ovos, 100g de manteiga e 15og de açúcar. 

Bolo de Chocolate sem Farinha

cheesecake sem forno e bolo de mousse são um tipo de bolo sem farinha não assados. Este tipo de bolo é composto de fundo crocante preparado com massa ou biscoito e manteiga e um recheio cremoso e fresco.

Este bolo é tipicamente moldado numa forma de fundo removível, em seguida é refrigerado por um longo período antes de desmoldar. O método de preparo dos recheios deste bolo são tão distintos que trataremos em outros artigos individuais.

cheesecake sem forno
O cheesecake sem forno é um tipo de bolo sem farinha não assado

Quer aprender mais sobre bolos e confeitaria?