Faca de cerâmica | Vantagens e Desvantagens

facas-de-ceramica

Uma faca de cerâmica é uma faca projetada com uma lâmina de cerâmica normalmente feita de dióxido de zircônio (ZrO2; também conhecido como zircônia). Estas lâminas de faca são geralmente produzidas através da prensagem a seco e queima de zircônia em pó usando sinterização em estado sólido. A lâmina resultante é muito afiada e ficará afiada por mais tempo quando comparada às facas de aço convencionais. A lâmina de cerâmica é afiada com um rebolo revestido com pó de diamante.

O vídeo abaixo mostra todo o processo de produção de uma faca de cerâmica da Kyocera, desde a extração e refino do zircônio até a manufatura da faca.

Vantagens da faca de cerâmica

  • São muito afiadas, em geral mais afiadas do que facas de aço – são adequadas para fatiar carne desossada, legumes, frutas e pão
  • Ficam afiadas por mais tempo – até 10x mais, de acordo com alguns testes independentes
  • São muito leves – uma faca de cerâmica é cerca de metade do peso de uma faca de aço similar. Isso as torna muito fáceis de manusear, mas ser tão leve nem sempre é ideal.
  • Nào enferruja
  • Não absorve odores, o que a torna ideal para fatiar peixes para sushi

Desvantagens da faca de cerâmica

  • Uso limitado; facas de cerâmica são ideais para cortes delicados; nunca as utilize para cortar carnes com osso, por exemplo. E não utilize em tábuas de corte feitas de materiais duros;
  • Embora uma faca de cerâmica não precise de afiação regular da mesma maneira que uma faca de aço, sua lâmina eventualmente se degradará ou lascará, pendendo seu corte e necessitando de serviços especializados de afiação – é muito difícil afiar uma faca de cerâmica em casa;
  • Mesmo quando usadas de forma apropriada, as facas de cerâmicas sofrem “micro lascas”. Onde vão parar essas micro lascas? O site knivesandtools.com fez uma foto de uma lâmina de faca de cerâmica de boa qualidade depois de um dia de uso e já é possível ver as pequenas lascas na lâmina:

Como comprar uma faca de cerâmica?

A faca de cerâmica pode ser um bom utensílio de cozinha se você utilizá-la corretamente, seguindo as instruções do fabricante. Mas ela não substitui uma faca do chef feita de aço, já que esta é apta para os mais diversos tipos de corte e pode ser afiada facilmente. Para quem não costuma ser cuidadoso com o manuseio, limpeza e armazenamento da faca, uma faca de cerâmica será uma compra pouco vantajosa. Apenas uma queda no chão e sua faca pode ficar danificada para sempre.

É importante pesquisar a qualidade do processo de fabricação da faca de cerâmica. Uma faca de aço inox dificilmente lasca, já uma faca de cerâmica mal produzida poderá lascar em suas primeiras utilizações. Recomendamos que a compra seja baseada em uma marca de reconhecida qualidade. Algumas boas marcas de facas de cerâmica são:

Como manter uma faca de cerâmica?

Como as facas de chef (especialmente as de cerâmica) têm uma lâmina muito fina, você deve evitar o corte em superfícies de vidro, granito, mármore ou azulejos que possam fazer com que as lâminas lasquem ou quebrem. Em vez disso, corte em superfícies mais macias como madeira, plástico, silicone e bambu.

Além disso, evite cortar alimentos congelados, ossos e quaisquer outros produtos mais duros, pois eles podem danificar as facas. Como regra geral, só use as facas de cerâmica em alimentos que você morderia com seus próprios dentes.

As facas de cerâmica não devem ser lavadas na máquina de lavar louças. A água na máquina de lavar louças movimenta-se com muita força e pode esmagar as suas facas contra outros objetos, que poderiam lascar os objetos e/ou a própria faca. Mas as facas de cerâmica são muito fáceis de serem lavadas à mão, com uma solução de água morna e sabão, ou uma solução leve de água sanitária para as lâminas.

Existem afiadores manuais e elétricos para facas de cerâmica, mas a maioria deles não é muito bem avaliada pelos usuários. Normalmente uma faca de cerâmica deve ser enviada ao fabricante para que seja propriamente afiada.

Não use afiadores de cerâmica em facas de cerâmica. Afiadores de cerâmica são feitos para facas de metal, pois a cerâmica é um material mais duro que o metal (aço, por exemplo). Mas cerâmica não é capaz de afiar cerâmica.

Quer aprender mais sobre facas?