Facas Global | Melhores facas de cozinha do mundo

Facas Global

Em nossa série de “Melhores Facas de Cozinha do Mundo”, vamos falar sobre a marca de facas Global, do Japão.

A marca Global criada em 1985 pela Yoshida Metal Industry Co. em Tsubame, no Japão, e desenhada pelo designer industrial Komin Yamada, As facas Global são ganhadoras do prêmio “Chef’s Choice Awards” da Restaurant Magazine por 8 vezes consecutivas. Segundo o chef Anthony Bourdain, “as facas Global são uma ótima opção como a primeira faca de um chef… são leves, fáceis de afiar e relativamente baratas quando comparadas com similares alemãs”.

Veja abaixo o vídeo com a história da “Mr. Global” Mino Tsuchida, um dos principais colaboradores no desenvolvimento das facas Global e responsável por torná-las uma das facas mais desejadas por chefs em todo o mundo. Além da história da vida de Tsuchida-san, o vídeo mostra o processo de produção da faca e algumas de suas principais características.

Características de uma faca Global

As características mais inovadoras das facas Global são seu fio, a forma como a faca é balanceada e seu design “limpo”

Fio: o fio de uma faca Global é tão largo e proeminente que é fácil visualizá-lo a olho nu, como mostra a ilustração abaixo.

Fio da faca Global

Balanço: a empunhadura das facas Global é oca. Para balancear suas facas, a Global preenche a empunhadura com areia, de forma a atingir o peso e balanceamento ideais. 

Design limpo: apesar de ser feita a partir de três pedaços de aço (duas partes soldadas na empunhadura e outra parte para a lâmina), o design final é suave e sem costuras aparentes, o que torna a faca fácil de limpar e extremamente higiênica. Além disso a ergonomia da empunhadura e sua leveza tornam estas facas muito adequadas para pessoas com mãos pequenas. 

As facas da Global são feitas com um aço especialmente criado para a marca chamado Cromova 18, um aditivo ao aço composto de cromo, molibdênio e vanádio (o # 18 indica o percentual de cromo no aço). Este tipo de aço permite que as facas Global retenham o fio por mais tempo, mas o aço continua sendo macio o suficiente para ser afiado em uma pedra de amolar convencional. Este tipo de aço é também mais resistente à ferrugem.

 

Facas Global Classic

Faca do Chefe Global G-2

 

Global Classic é o primeiro e principal modelo de facas da Global. É também seu best seller e possui um design único entre as facas de cozinha mais respeitadas no mundo.

Assim como os outros modelos de facas da Global, utiliza o aço Cromova 18. Sua empunhadura de aço é bastante confortável e possui vários pequenos orifícios para que a faca não deslize da mão quando utilizada.

Esta faca não possui guarda, o que reduz o peso e consequentemente a fatiga gerada por uso prolongado.

Tem um índice de dureza Rockwell de 56-58

Outros modelos de facas Global

Global Sai

Faca Global Sai

  • Segunda série de facas lançada pela Global, em 2012
  • 3 camadas de aço inoxidável Cromova 18 Sanso
  • Dureza Rockwell de 58-59 

Global Ni

  • Terceira série de facas lançada pela Global, em 2015, celebrando o 30. aniversário da marca
  • Desenho em estilo oriental
  • Lâmina é mais grossa e consequentemente é mais pesada que outros modelos da Global
  • Dureza Rockwell de 56-58