Edam | Queijos

queijo edam

O queijo Edam é um queijo holandês semi-duro, amarelo-claro, com um sabor levemente picante e ligeiramente salgado. Tradicionalmente, o queijo é feito em forma de bola, mas você também pode identificá-lo em rodadas achatadas ou em forma similar a um pão. É um queijo comercial feito em fábricas de queijos.

Desde dezembro de 2010 há oficialmente dois tipos de queijo Edam. Há o queijo genérico ao estilo Edam, que pode ser feito em qualquer lugar do mundo, e um tipo de nome protegido que deve ser feito somente na Holanda seguindo diretrizes rígidas. O queijo genérico ao estilo Edam é conhecido como “Queijo Edam”.

Como é produzido o queijo Edam?

O Edam é feito com leite de vaca pasteurizado parcialmente desnatado. O leite é aquecido a 30 C, e as bactérias são adicionadas. Então, o coalho é adicionado para criar a massa coalhada. A massa coalhada é cortada em pequenos pedaços, aquecida a 40ºC, depois drenada do soro de leite, moldada e prensada em pequenas bolas ou rodas e salgada. É amadurecida a 10ºC.

Baby Edams, geralmente com menos de 2 quilos (1 kg) de peso, devem ser consumidos jovens, dentro de semanas depois de serem produzidos. Quando jovem, o queijo tem uma textura muito macia, com um sabor leve e que lembra a castanhas.

Alguns queijos Edam, porém, especialmente os maiores, são envelhecidos para deixá-los desenvolver um sabor mais complexo. Os envelhecidos serão mais secos e mais salgados.

Edam que é exportado para fora dos Países Baixos é coberto com um revestimento de cera vermelha brilhante. Ocasionalmente, você pode encontrar um Edam com uma cera amarela. Tradicionalmente, a cera era adicionada pois ajuda a preservar o queijo prevenindo o desenvolvimento de mofo na superfície. Ainda serve a esse propósito, embora agora tenha um propósito adicional e inteiramente moderno – para ajudar a comercializar o queijo, dando-lhe uma aparência distinta no balcão de queijos.

Nos Países Baixos, o Edam é vendido sem revestimento de cera. Durante a alta temporada turística, no entanto, você pode vê-lo revestido de cera para os turistas levarem para casa com mais facilidade.

Fora da Holanda, pode haver diferentes cores de cera para indicar propriedades diferentes:

  • Cera negra: envelhecido por pelo menos 17 semanas;
  • Cera verde: aromatizado com ervas
  • Cera marrom: com sabor de pimenta
  • Cera laranja: com sabor de cominho

 

Você também pode obter versões vegetarianas e com pouca gordura do Edam.

Um grande produtor de Edam é a empresa Frico Cheese, em Marum, Holanda.

Tradicionalmente, o queijo era feito na cidade de Edam, a poucos quilômetros ao norte de Amsterdã. Agora, o Edam é feito em toda a Holanda e, na verdade, em todo o mundo – não há restrições geográficas. O nome é usado para indicar um estilo de queijo, em vez de um local de origem. Dito isto, há agora um grau especial e protegido de Edam chamado “Edam Holland“.

Queijo “Edam Holland”

Em dezembro de 2010, a União Européia concedeu o status de IGP (Indicação Geográfica Protegida) ao termo “Edam Holland”.

Queijo marcado “Edam Holland” deve ser feito na Holanda. O queijo terá um indicador estampado na cera dizendo “Edam Holland”, e atribuindo a cada queijo um número único.

O queijo “Edam Holland” deve ser feito com leite de vaca coalhado com coalho de vitelo. O leite não deve ser pasteurizado, embora possa ser termalizado.

Depois de coagular, o soro é drenado, depois a massa coalhada é lavada e enformada no layout desejado. Os queijos são então imersos em salmoura durante um curto período de tempo, depois começam a envelhecer e desenvolvem uma casca, durante a qual são virados frequentemente. Será maturado entre 28 dias a 1 ano. Os queijos Baby “Edam Holland” têm pelo menos 21 dias de maturação. A casca não deve ter mofo. O queijo não pode ser embrulhado em papel alumínio.

Como usar o queijo Edam

Remova e descarte qualquer revestimento de cera das peças que você usa. O revestimento não é comestível.

Edam pode ser triturado e cortado facilmente. Derrete bem quando quente.

Os queijos envelhecidos podem ser ralados.

Substitutos para o queijo Edam

Gouda, fontina ou um cheddar suave

Informações nutricionais do queijo Edam

Nos Países Baixos, o Edam é geralmente cerca de 40% de gordura. Dito isto, o conteúdo de gordura vai variar de acordo com o fabricante, e varia em cada parte do mundo.

Por 100g de Edam: calorias 333, gordura 25.4g (15,9g saturada), cálcio 770mg

Como armazenar o queijo Edam?

Armazenar embrulhado em filme plástico na geladeira. Mantenha o revestimento de cera em superfícies não utilizadas.

Como a maioria dos queijos, o Edam pode ser congelado. Corte em pedaços de 200g e envolva hermeticamente. Quando descongelado, é melhor para cozinhar

História do Queijo Edam

Originalmente, o Edam era um queijo envelhecido, com sabor mais forte.

Adquiriu o nome de Edam porque o queijo foi feito dentro e em torno dessa cidade portuária e exportado através desse porto.

Originalmente, o lado de fora dos queijos era escovado com suco de papoula.

Mais informações sobre o queijo Edam

COMMISSION REGULATION (EU) No 1121/2010 of 2 December 2010 entering a designation in the register of protected designations of origin and protected geographical indications [Edam Holland (PGI)]