Brie | Queijos

queijo brie

O queijo Brie é o mais conhecido dos queijos franceses, e leva o apelido de  “A Rainha dos Queijos“.

Brie é um queijo macio cujo nome remete à região francesa de Brie, onde foi originalmente criado. Centenas de anos atrás, o queijo Brie era um dos tributos que tinham que ser pagos aos reis franceses.

O queijo brie real é bastante instável e seu sabor complexo se desenvolve quando a casca adquire uma coloração amarronzada. Quando o queijo ainda é totalmente branco, é sinal de que não amadureceu. Se o queijo é cortado antes do processo de maturação, nunca se desenvolverá adequadamente. O Brie exportado, no entanto, está estabilizado e nunca amadurece. O Brie estabilizado tem uma vida útil muito mais longa e não é suscetível a infecções bacteriológicas.

Brie é produzido a partir do leite de vaca integral ou semi-desnatado. O coalho é adicionado ao leite cru e aquecido a uma temperatura de 37 ° C para obter a coalhada. O queijo é então fundido em moldes. Várias camadas de queijo são colocadas no molde e mantidas por cerca de 18 horas. Depois disso, o queijo é salgado e envelhecido por no mínimo quatro semanas.

Queijo Brie é ligeiramente pálido com uma coloração acinzentada sob a casca. Seu sabor varia dependendo dos ingredientes adicionados durante a produção do queijo.

Brie, um dos grandes queijos de sobremesa, é tradicionalmente comercializado como uma roda de 1 ou 2 kg e é embalado em uma caixa de madeira. 

Para desfrutar de todo o seu sabor, o Brie deve ser servido à temperatura ambiente.