Fromage Frais | Queijos

Fromage Frais é um queijo fresco cremoso e macio, feito de leite integral ou de leite desnatado com creme de leite. Uma especialidade francesa, tradicionalmente este queijo é feito com creme não pasteurizado. 

Muitas vezes, o termo Fromage Frais é usado de forma intercambiável com Fromage Blanc, mas de acordo com a legislação francesa, “A denominação fromage frais é reservada para queijo não curado que foi submetido a uma fermentação predominantemente láctica. Queijo branco fermentado comercializado sob os termos queijo fresco ou fresco deve conter flora bacteriana viva no momento da venda ao consumidor”. Em outras palavras, o Fromage Frais deve conter culturas vivas quando vendido, enquanto a fermentação do fromage blanc foi interrompida.

O queijo em sua forma original tem um gosto muito suave e extremamente baixo teor de gordura. Especiarias salgadas, frutas doces e creme são adicionados para melhorar o sabor, o que também aumenta o teor de gordura, às vezes até 8%.

Fromage Frais é usado de forma semelhante ao creme de leite ou sour cream. Remove-se o prato do fogo, mistura-se o queijo completamente e, em seguida, coloca-se de volta ao calor. Misturar o queijo enquanto o prato está cozinhando em fogo direto pode fazer com que ele coagule.

O queijo é usado como um aperitivo saboroso ou uma rica sobremesa cremosa, combinando-o com ervas, frutas e especiarias. 

Fromage Frais com uma consistência líquida, variando entre creme pesado e creme azedo é freqüentemente empregado para engrossar e enriquecer molhos. É um acompanhamento tradicional para caviar pois o leite do queijo reduz a salinidade dos ovos.

Queijo fresco e cremoso como o Fromage Frais combina bem com vinho branco espumante, zinfandel e vinhos fortificados