Air Fryer | Fritadeira elétrica

air fryer

Air fryer é um utensílio de cozinha que cozinha por circulação de ar quente ao redor dos alimentos usando o mecanismo de convecção. Um ventilador mecânico circula o ar quente ao redor da comida em alta velocidade, cozinhando a comida e produzindo uma camada crocante através da reação de Maillard.

Criado e patenteado pela Philips Electronics Company, este aparelho tenta imitar os resultados da fritura com nada mais do que ar quente e uma pequena quantidade de óleo.

Como a air fryer funciona?

Os métodos tradicionais de fritura induzem a reação de Maillard ao submergir completamente os alimentos em óleo quente. A air fryer trabalha revestindo o alimento desejado em uma camada fina de óleo enquanto circula ar aquecido a 200°C para aplicar calor e iniciar a reação.

A maioria das fritadeiras de ar tem ajustes de temperatura e timer que permitem um cozimento mais preciso. A comida é frita em um cesto que fica no topo de uma bandeja de gotejamento. O cesto e seu conteúdo devem ser periodicamente sacudidos para garantir uma cobertura de óleo uniforme. Alguns modelos conseguem isso incorporando um agitador de alimentos que continuamente agita a comida durante o processo de cozimento, enquanto outros exigem que o usuário execute a tarefa manualmente

O vídeo a seguir mostra o funcionamento da air fryer. Um ventilador faz com que o ar quente circule por todo o alimento e um sistema de exaustão libera pequenas quantidade de ar quente, evitando que a câmara interna fique sob alta pressão e exploda.

Vantagens de uma air fryer

  • Alimentos são fritos com menos óleo (mas o gosto não será o mesmo)
  • Assar em menores quantidades e em menos tempo do que em um forno convencional e com melhor sabor que um microndas e um forno elétrico pequeno

Desvantagens de uma air fryer

  • Ocupam muito espaço da cozinha
  • Apesar de ocupar espaço, cozinha apenas em pequenas quantidades
  • Costumam ter ventiladores barulhentos
  • Funciona melhor com alimentos pré-fritos (por exemplo, batata frita pré-cortada e pré-frita)
  • Não tem o mesmo sabor de um alimento frito, e resultados semelhantes são obtidos no forno (e muito semelhantes no forno de convecção)

Substitutos para air fryer

O sabor e a consistência dos alimentos cozinhados pelas técnicas tradicionais de fritura e por air fryer não são idênticos. Mas ainda assim, vários alimentos adquirem um bom sabor ao utilizar uma air fryer.

Os fornos de convecção e as air fryers são similares na maneira como cozinham alimentos, mas as air fryers são geralmente menores que os fornos de convecção e emitem menos calor. Resultados semelhantes podem ser obtidos usando grelhas de forno especializadas para frituras e colocando a grelha com os alimentos em um forno de convecção.