Batedeira planetária

batedeira planetária

A batedeira planetária é um dos mais versáteis equipamentos da cozinha – e também um dos mais caros. A batedeira planetária recebe este nome por causa do movimento de seus batedores, que lembram o movimento dos planetas: em torno do seu próprio eixo e em torno do eixo principal da batedeira.

O vídeo abaixo dá uma boa ideia de como funciona o mecanismo planetário de uma batedeira KitchenAid e o número de pontos de contato do gancho com a tigela.

Em inglês, a batedeira planetária doméstica é conhecida como “stand mixer” (batedeira de mesa, batedeira de bancada). “Planetary mixer” é um termo mais usado para batedeiras planetárias profissionais.

Suporte de misturador com o mecanismo planetário da KitchenAid
Suporte de batedores com o mecanismo planetário da KitchenAid

O vídeo a seguir mostra a construção e o funcionamento de uma batedeira planetária profissional da marca Hobart, uma das melhores do mundo. Seu funcionamento e componentes são similares ao de uma batedeira planetária doméstica de boa qualidade. Um motor gira em alta rotação e uma série de engrenagens transformam velocidade em força. O movimento planetário do gancho faz com que a massa seja raspada da tigela e levada para o seu centro.