Cutelos: Cutelo chinês & Cutelo europeu

Cutelo

Cutelo é uma faca grande com uma forma similar a uma machadinha. Há diferentes formatos de cutelo, mas que basicamente podem ser agregados em duas categorias: o cutelo europeu e o cutelo chinês.

Cutelo europeu / cutelo de carne

A principal característica de um cutelo europeu é ter um dorso/espinha (parte de trás da lâmina) muito espesso e, portanto, ser uma faca pesada. O peso extra por trás da lâmina facilita o trabalho de cortar ossos e  articulações em peças de carne, assim como facilita o trabalho de cortar vegetais e frutas grandes e duras . O vídeo a seguir demonstra a forma correta e segura de se utilizar um cutelo europeu.

Normalmente um cutelo europeu não é, e nem necessita ser, muito afiado. Por essa razão não é necessário comprar modelos sofisticados e caros de cutelos europeus. Guarde seu dinheiro para comprar uma boa faca do chef.

O cutelo europeu pode ser considerado um instrumento “mono-tarefa” e portanto pouco útil na maioria das cozinhas, onde cortar ossos não é uma tarefa tão usual. Ainda assim, o cutelo europeu (e o chinês também) pode ser utilizado para preparar carne picada, sendo uma excelente altenativa à carne moída na confecção de hamburgueres. Veja o vídeo abaixo para a demonstração da técnica. 

Cutelo chinês / Faca do chef chinesa / cutelo de vegetais

O cutelo chinês é também chamado de faca do chef chinesa e é, assim como a faca santoku, um perfeito substituto para a faca do chef. O cutelo chinês pode ser muito útil e versátil para o chef de cozinha. Ele serve para diversos tipos de corte, principalmente quando requerem precisão. É muito útil para fatiar, cortar legumes e frutas à julienne e para cortar ervas. Diferente do cutelo europeu, o cutelo chinês e leve e pode ser bastante afiado.

O vídeo a seguir mostra como um cutelo chinês pode ser utilizado. É realmente um substituto para a faca do chef e todas as partes da faca acabam por ter uma função diferente (cortar, esmagar, coletar). Além disso, um bom cutelo chinês costuma ser muito mais barato que uma boa faca alemã ou japonesa.

Atenção! Há cutelos tipo europeu fabricados por empresas chinesas, assim como há cutelos tipo chinês fabricados por empresas européias. Nào confunda o tipo de cutelo com o local onde foi fabricado.

O vídeo abaixo é uma demonstração de uso do cutelo tipo chinês fabricado pela empresa de facas alemãs Wusthof.

Por que os cutelos europeus costumam ter um furo?

Por um motivo óbvio: para que eles possam ficar pendurados, seja na parede ou em um cinto do açougueiro.

Mas por que o furo é na lâmina e não na empunhadura?

Para não deixar a lâmina pendurada livremente, pois ela poderia bater na parede (e ficar danificada) ou poderia machucar alguém. 

Cutelo em outras línguas

Português: cutelo, machadinha, faca de talho

Inglês: cleaver, chinese cleaver, chopper

Espanhol: cuchilla de carnicero

Italiano: mannaia

Alemão: Hackbeil

 

Aprenda sobre os principais tipos de faca em nosso artigo “Tipos de Facas”.