Halloumi | Queijos

queijo halloumi

A Halloumi é um queijo originário do Chipre, com consistência firme, branco e ligeiramente salgado, tradicionalmente feito de uma mistura de leite de cabra e ovelha, embora atualmente o leite de vaca também seja usado. É muito similar e portanto um perfeito substituto para o queijo de coalho brasileiro. O vídeo abaixo mostra o processo de produção do queijo Halloumi, muito similar ao processo de produção do queijo de coalho

Sua textura é semelhante à da mozzarella ou de um feta grosso, exceto que tem um sabor forte e salgado, por ser embebido na salmoura. Cozinhar o Halloumi remove todo o seu sabor salgado e confere-lhe uma textura mais cremosa.

Por ter um alto ponto de fusão, pode ser facilmente frito ou grelhado. Sua característica incomum reside na preparação do queijo, onde não é necessária uma bactéria ácida ou produtora de ácido.

Halloumi é geralmente servido durante os meses mais quentes com melancia, devido às suas qualidades refrescantes. É uma parte essencial de um Meze de Chipre e muitas vezes é oferecido como acompanhamento de cerveja gelada. O queijo também é saboroso quando grelhado, frito ou fatiado em uma salada.

halloumi com melância
Queijo halloumi com melância