Qual a diferença entre queijo brie e camembert?

queijo brie vs camembert

Brie e Camembert parecem semelhantes, são frequentemente servidos de forma semelhante, e até vêm de uma receita similar, mas há diferenças sutis que separam esses dois queijos. Aqui está o que você precisa saber sobre eles.

Baseados em nossa própria experiência, sugerimos que você não selecione o queijo por ser um brie ou um camembert, mas sim pelo tipo de processo de produção (região de produção do leite, fabricação artesanal ou industrial, com leite cru ou pasteurizado, etc) e referências do fabricante (se é um fabricante premiado e reconhecido pela sua qualidade, por exemplo).

História e Origem

Enquanto não há registro oficial, acredita-se que Brie tenha sido criado antes do Camembert. E enquanto ambos os queijos são originários da França, Brie vem de Ile-de-France (e Brie é também  o nome de uma região). Camembert é feito na Normandia, no noroeste da França.

Produção

Tanto o Brie quanto o Camembert são queijos de leite de vaca, embora o Brie possa ter maior teor de gordura. Creme de leite é às vezes adicionado ao Brie, dando-lhe um maior teor de gordura de leite e uma textura mais cremosa. Estes queijos brie recebem uma nomenclatura adicional, baseada em quanto creme é adicionado, e serão rotulados como “double-crème” ou “triple-crème”. Mas hoje em dia é possível encontrar queijos camembert com essa mesma nomenclatura e que portanto também recebem adição de creme de leite.

brie-double-creme

Os queijos brie Brie “double-crème” ou “triple-crème” são excepcionalmente suaves, cremosos e absolutamente deliciosos.

Tamanho

Esta é uma área onde estes dois queijos realmente se diferenciam um do outro. Brie é frequentemente vendido pela fatia, uma fatia de uma roda maior, enquanto Camembert é vendido como uma roda inteira. A razão para isso é tamanho. Tradicionalmente, uma roda de Brie mede entre 23 e 43 centímetros de diâmetro (1 a 3 quilos), enquanto o Camembert tem menos de 13 centímetros de diâmetro (250 gramas).

No entanto, é normal agora encontrarmos o chamado “baby Brie”, que é semelhante em tamanho ao Camembert – apenas provocando mais confusão entre estes dois queijos de massa mole.

Sabor

O sabor do Brie e do Camembert são bastante semelhantes. Ambos são tipicamente descritos como tendo notas de terra, nozes, frutas, grama e cogumelos. As variações no sabor são sutis, mas o Brie é mais suave com um sabor cremoso e amanteigado, enquanto o Camembert tem um sabor e aroma mais profundos, mais terrosos e intensos, com notas de cogumelos mais acentuadas.

Por outro lado, quando se trata de DOP Camembert de Normandie, Brie de Meaux DOP ou outros produtos protegidos por uma Denominação de Origem Protegida (DOP) ou Apelação de Origem Controlada (AOC), as diferenças são realmente distintos. Esses nomes governam o local de fabricação, a origem do leite, o tratamento do leite, a forma e o peso do queijo, as condições de maturação e assim por diante.

Brie e camembert industriais são o mesmo queijo

As diferenças entre os queijos brie e camembert são tão sutis que alguns grandes produtores não fazem nenhuma distinção entre seus produtos, com exceção de alterações na embalagem. Este é o caso dos queijos petit brie e petit camembert da marca Prèsident, que são absolutamente iguais em ingredientes e composição nutricional.

Petit-brie-e-camembert
Petit Brie e Petit Camembert são provavelmente o mesmo queijo

Quer aprender mais sobre queijos?