Tipos de folhas para saladas | Folhas suaves

As verduras com sabores suaves são uma excelente base para preparações de saladas . Conhecer os tipos de folhas para salada, permite a criação de combinações harmoniosas, por isso preparamos uma lista com as principais características das verduras suaves e as combinações entre elas.

Há uma variedade grande de tipos de verdura que são classificadas em duas categorias, de acordo com o sabor:

  • Folhas suaves: sabores delicados e neutros
  • Folhas picantes: sabores apimentados e amargos

Verduras com folhas suaves

 As verduras com sabores suaves são complementadas por molhos leves à base de azeite e vinagre, como o molho vinagrete.  

Alface americana ou iceberg

Alface americana ou iceberg (em inglês: iceberg lettuce e em francês: laitue iceberg) possui um formato grande e arredondado. As folhas são verdes bem claras com textura muito crocante.

Seu sabor é muito suave, mas as suas folhas adicionam crocância e refrescância às preparações. Esta característica faz com que a alface iceberg seja muito utilizada em saladas com outros tipos de alface, em sanduíches e comidas tex-mex, fusão entre comida estadunidense e mexicana. Ela também combina com queijos azuis e bacon.

Alface crespa ou frisada

Alface crespa ou frisada (em inglês: crisphead lettuce e em francês: laitue batavia) possui folhas irregulares e crocantes que variam do verde ao arroxeado, dependendo da variedade.

Seu sabor suave não compete com outros sabores, por isso pode ser combinada com verduras de folhas suaves para adicionar cor e textura, como alface romana e lisa.  Esta alface também é muito utilizada com verduras de folhas picantes para criar uma base neutra ou simplesmente adicionar cor e textura, como agrião, rúcula, radicchio.

Alface lisa

Alface lisa (em inglês: butterhead lettuce e em francês: laitue) possui uma cabeça pequena e folhas muito macias, com coloração que varia do verde claro ao verde pálido, dependendo da variedade. 

Seu sabor suave não compete com outros sabores, por isso pode ser usada como base em saladas com verduras de folhas suaves e verduras de folhas picantes, como endívia e agrião. Esta alface combina muito bem com ervas aromáticas, como: salsa, coentro, cebolinha francesaendro.

Seu formato semelhante à uma concha permite a utilização como recipiente para canapés e outras preparações.

Alface romana

Alface romana (em inglês: romaine lettuce ou cos e em francês: la laitue romaine) possui um formato alongado com folhas verdes firmes e crocantes.

A romana possui sabor suave, levemente terroso que combina com quase todos os tipos de folhas suaves e picantes, como: espinafre, agrião, rúcula, endívia, radicchio e outras tipos de alface.

Esta alface é utilizada na clássica receita Caesar salad ou salada César que é preparada com alface romana, queijo parmesão, croutons e molho Caesar. Este molho é usualmente elaborado com azeite de oliva, suco de limão, mostarda, anchovas, sal e pimenta preta.

Canónigos

Canónigos (em inglês: mâche e em francês: mâche ou doucette) Possui folhas muito delicadas e pequenas com coloração verde escura que são agrupadas num formato floral.

Seu sabor é suave e levemente adocicado, por isso combina com verduras de folhas picantes, como rúcula e agrião. 

Espinafre

Espinafre (em inglês: spinach e em francês: épinard) possui folhas verdes escuras e uma haste comprida. As variedades com folhas lisas e o baby são excelentes para saladas, enquanto as variedades com folhas crespas são mais indicadas para preparações quentes.

Seu sabor terroso combina com verduras bem suaves como alface lisa e crespa. Além disso, combina com molhos brancos, molhos com queijos e mostarda.

Quer aprender mais sobre ingredientes para saladas?