Panela antiaderente | Manutenção

panela antiaderente

Panelas antiaderentes são um ótimo acessório de cozinha, principalmente para fritar ovos e omeletes e para preparar crepes e panquecas. Um dia ou outro o revestimento se desgastará e você precisará substituí-las, mas com uma série de cuidados elas podem durar por um bom tempo. Veja abaixo os principais cuidados que devem ser tomados para que sua panela ou frigideira antiaderente tenha uma longa vida útil:

Não use metal na sua panela antiaderente

Utensílios de metal irão facilmente arranhar e estragar a superfície de uma panela antiaderente. Não corte comida com uma faca dentro da panela antiaderente, não use um cortador de pizza em uma forma com superfície antiaderente, não utilize espátulas de metal para virar os alimentos e não use um batedor (fouet) ou garfo de metal para misturar seus molhos ou ovos mexidos. Em vez disso, use sempre utensílios feitos de materiais que não causam riscos, tais como madeira, borracha, silicone, nylon ou plástico.

Evite grandes mudanças de temperatura

Levar uma panela quente para a água fria pode fazer com que a panela deforme. Uma panela deformada impede que o calor seja distribuído corretamente. Isso é principalmente válido para as panelas mais baratas. Deixe sua panela esfriar por algum tempo antes de lavá-la.

Limpe suas panelas antiaderentes com esponjas que não causem riscos

Superfícies antiaderentes são sensíveis a qualquer utensílio feito de metal, e isso inclui as esponjas e palhas de lã de aço, assim como qualquer outro utensílio de limpeza com pontas afiadas. Se você usar um esfregão de metal, talvez você não perceba sinais visíveis de desgaste, mas ele está desgastando o revestimento pouco a pouco. Use esponjas que digam claramente que não causam riscos aos revestimentos antiaderentes.

Se os restos de comida estiverem muito agarrados à panela, deixe-a de molho por alguns minutos ou faça uma deglaçagem.

Use detergentes mais suaves para limpar suas panelas antiaderentes

A maioria dos detergentes usados para lavar louças manualmente é considerado suave. Detergentes para lava-louças, alvejantes, ajax e outros produtos de limpeza pesada são agressivos. Estes podem danificar o revestimento antiaderente.

Lave à mão as panelas antiaderentes

Detergentes de máquinas lava-louças são muito agressivos para revestimentos anti-aderentes. Além disso, os utensílios dentro da lava-louças podem se movimentar durante a lavagem e danificar o revestimento antiaderente da panela. Por isso, recomendamos lavar à mão mesmo àquelas panelas que indicam que são “dishwasher safe“.

Panelas antiaderentes geralmente são fáceis de serem lavadas à mão, exigindo pouco esforço. Certifique-se de remover todos os resíduos de alimentos, pois eles podem queimar na panela mais tarde e danificar o revestimento.

Evite altas temperaturas de cozimento

O excesso de calor pode fazer com que uma panela antiaderente se deforme e, em muitos casos, que o revestimento antiaderente se deforme e perca algumas das suas propriedades antiaderentes.

A maioria dos fabricantes tem uma etiqueta de aviso de temperatura em suas panelas, informando o quanto de calor elas podem suportar. Preste muita atenção a esses valores recomendados. Uma frigideira antiaderente barata, com apenas uma camada de revestimento, não costuma suportar temperaturas acima de 200°C. Frigideiras antiaderentes de boa qualidade suportam até 260°C.

Caso necessite cozinhar algo em altíssimas temperaturas, recomendamos que utilize uma panela de ferro ou de aço carbono.

Não deixe a panela vazia no fogo

Não deixe uma panela vazia em uma chama quente, e também não deixe a panela secar. Isso pode danificar o utensílio de cozinha.

Guarde suas panelas de forma adequada

A melhor forma de guardar as panelas é pendurando-as, evitando-se assim que uma panela raspe na outra. Mas como nem sempre isso é possível, tome muito cuidado ao guardar e ao retirar as panelas empilhadas no armário. Evite raspar o fundo de uma panela no revestimento antiaderente de outra. Você pode colocar algumas folhas de papel absorvente entre elas para criar uma proteção extra.

Não utilize sprays de fritura

Usar sprays de fritura pode resultar em um acúmulo de resíduos na panela, o que faz com que os alimentos cozinhem cada vez mais de maneira irregular e neutralizem a natureza antiaderente da panela.

Aposente sua panela mais antigas

A vida útil média de uma panela antiaderente é de cerca de cinco anos. Alguns modelos high-end podem durar mais do que isso. Fique atento aos sinais de que a panela precisa ser aposentada: mudança de cor na superfície antiaderente ou quando a superfície começar a descascar.

Posso armazenar alimentos em uma panela antiaderente?

Cheque as intruções do fabricante. Panelas com o o revestimento Teflon podem ser levadas à geladeira com alimento em seu interior.

Em caso de dúvida, transfira os alimentos corretamente para recipientes de armazenamento após o cozimento. Alimentos que são ácidos (tomates, por exemplo) também podem danificar o revestimento quando deixados na panela antiaderente por longos períodos.

Leia o manual do fabricante

O fabricante é quem mais conhece os cuidados necessários para que a panela antiaderente tenha uma longa vida útil. A tecnologia de revestimento evoluiu muito nos últimos anos e alguns revestimentos, tais como o Teflon Platinum Plus, são bastante resistentes a utensílios de metais e ao calor. Estes revestimentos estão presentes em linhas de panelas mais sofisticadas. Para panelas e frigideiras baratas, sugerimos seguir todos os conselhos desta página.

Quer aprender mais sobre panelas?