Petit-suisse | Queijos

queijo petit-suisse

Normalmente, devido ao seu nome, as pessoas atribuem erroneamente o Petit-Suisse à Suíça. Na verdade, é um queijo francês, feito pela primeira vez na Normandia em 1850, em uma fazenda de Auvilliers perto de Beauvais. Foi a idéia de um funcionário suíço da indústria de laticínios que sugeriu que a adição de creme à coalhada enriqueceria o sabor do queijo.

Petit-Suisse é um queijo fresco – não amadurecido, sem sal, suave e cremoso. Sua textura é mais comparável a um iogurte espesso do que a um queijo. Feito a partir de leite de vaca, é enriquecido com creme para que contenha pelo menos 40% de teor de gordura.

A versão 30g do queijo chama-se Petit-Suisse, enquanto as embalagens maiores são referidas como um double Suisse, double petit-suisse ou suisse double (double = duplo).

Petit-Suisse tem uma mistura de sabor doce e azedo, e tem um gosto delicioso com geléia, frutas, mel e nozes. Às vezes é salgado e recheado com ervas. Este queijo também é usado como base para várias sobremesas tradicionais francesas.