Aço Damasco | Facas

aço damasco

O aço damasco é um aço onde um grande número de camadas de aço foram soldadas umas às outras. O aço recebe o nome da capital da Síria, Damasco. Pode se referir a espadas feitas ou vendidas diretamente em Damasco, ou pode se referir aos desenhos típicos dos tecidos feitos naquela cidade (tecido damasco).

Tradicionalmente, o objetivo de fazer aço damasco era melhorar as características de um pedaço de aço. Um pedaço de aço bruto era soldado em uma peça mais longa e depois dobrado e soldado uma sobre o outra novamente. Repetindo este mesmo processo de dobra várias vezes, obtem-se um pedaço de aço composto por centenas de camadas. 

Isso criava duas vantagens:

(a) Imperfeições no aço são distribuídas sobre o pedaço de aço, o que faz com que os pontos fracos desapareçam. A estrutura cristalina do aço também é refinada pela afiação. Isso significava que espadas e facas poderiam ser feitas com muito menos probabilidade de serem quebradas.

(b) Durante a produção de aço damasco, o aço é aquecido em fogo. O aço retira carbono do fogo e, dobrando repetidamente, o carbono é espalhado por todo o aço. O carbono torna possível endurecer o aço. 

Hoje em dia este processo não é mais necessário para fabricar aço de alta qualidade. Fazer aço damasco tornou-se uma forma de arte

Geralmente, dois ou mais tipos diferentes de aço são usados. Por exemplo, dois aços com diferentes teores de carbono. Isso torna a as camadas da estrutura mais visíveis. Muitas vezes, o Damasco não consiste mais de camadas, mas de formas mais complexas, como pode ser visto na ilustração abaixo. Quando uma lâmina de aço damasco está pronta, ela é processada quimicamente ou mecanicamente para tornar as camadas mais visíveis.

O vídeo abaixo mostra o processo de fabricação de uma lâmina de puro aço damasco.

Aço damasco industrial

Além do muito precioso aço damasco produzido em pequena escala, principalmente por talentosos artistas, o aço damasco também é feito industrialmente. Esse é o aço damasco normalmente usado para facas de cozinha. Facas de cozinha de aço damasco “real” custam caríssimo.

Para o áco damasco industrialmente fabricado, normalmente utiliza-se um aço normal de alta qualidade, como o aço VG10 ou o aço 3G, que é soldado entre duas camadas de aço damasco manufaturado. O damasco, então, tem apenas uma função decorativa, porque o aço no fio consiste apenas de uma única camada.

Isso é claramente visível nas duas lâminas abaixo. 

A primeira faca é feita de aço damasco artesanal. Veja que as camadas são visíveis até o fio da lâmina,

Damascus Hunter with Blue Corelon Handle – LSH Knives

Já nas facas de aço Damasco da Zwilling, as camadas terminam antes de chegar ao fio da faca, característica de um aço Damasco industrial.

damasco industrial
Kramer by Zwilling Stainless Damascus Chef’s Knives

O vídeo abaixo, da GB Cutelaria, mostra uma linda faca de aço Damasco artesanal feita no Brasil, com 80 camadas de aço.