Facas Victorinox | Melhores facas de cozinha do mundo

Victorinox Fibrox

Victorinox é mundialmente reconhecida pelos seus canivetes suiços, mas é também uma das principais marcas de facas de cozinha do mundo.

A empresa é hoje gerida pela quarta geração da família. Foi fundada em 1884 como um cutelaria e desde 1891 fornece facas e canivetes ao exército suiço. Desde a aquisição de seu rival Wenger, em 2005, se tornou a única fornecedora de canivetes para o exército suíço. É a maior produtora mundial de canivetes e também licencia sua marca para relógios, roupas e malas/mochilas.

canivete suiço victorinox
Canivete suiço Victorinox

Por ter sido fundada como uma cutelaria, utensílios de cozinha está no sangue da empresa desde o seu início e sua fabricação de facas de cozinha é famosa e reconhecida por chefs desde então.

Até 2011 os produtos de cozinha eram vendidos com as marcas Victorinox e Forschner. Em 2011 a empresa parou de utilizar a marca Forschner em suas facas e adotou a marca Victorinox para todos os seus produtos de cutelaria.

Faca Forschner
Forschner era a marca utilizada pela Victorinox para suas facas de cozinha

Características de uma faca Victorinox

A Victorinox tem uma ampla gama de facas, feitas tanto com aço forjado quanto com aço estampado, algumas com design premiado. Mas os produtos mais conhecidos da empresa são aqueles feitos com aço estampado – são produtos de qualidade e de fácil manuseio, ao mesmo tempo que são relativamente baratos.

As facas da Victorinox costumam ser muito afiadas, permitindo um melhor corte em alimentos grandes e minimizando o risco dos alimentos se romperem antes de serem totalmente cortados. A tecnologia incorporada ao aço permite que o fio da faca seja retido por um longo período – ainda assim precisa ser afiada com mais frequência que facas de marcas topo de linha, mas sua outra vantagem é que são facas fáceis de serem afiadas.

O foco atual da marca é na produção de facas com design ergonômico, mudando a forma como o usuário manuseia a faca. O objetivo é aumentar o conforto e reduzir o stress no corpo causado por longas horas de trabalho.

A Victorinox já utilizou material cerâmico na lâmina de suas facas, mas a produção foi descontinuada. Vários modelos usam a mesma lâmina com cabos feitos de materiais diferentes: plástico ou madeira.

Aço forjado vs estampado

De forma bem resumida, estas são as diferenças entre uma faca feita com aço forjado vs estampado. Como descrevemos acima, a Victorinox oferece tem os dois tipos de aço em sua linha de facas.

Facas de aço forjado: este é o método tradicional de se produzir facas. Neste método o aço é derretido e despejado em moldes. Depois a lâmina é polida. As alças destas facas costumam ter os distintos três rebites que seguram a espiga da lâmina.

Facas de aço estampado: são produzidas a partir de uma única chapa de aço, cortada no formato da faca. Esta facas são mais planas, sem curvas. São menos densas e muito mais leves que uma faca feita com material forjado. Em geral são também muito mais baratas.

Victorinox Fibrox Pro Chef’s Knife, 20 cm

Fibrox Pro - Faca do chef

A Victorinox Pro Chef foi criada há mais de 20 anos e é o modelo mais conhecido de faca de chef da Victorinox. Este modelo é um sucesso entre novos cozinheiros e muito recomendada para quem quer começar de forma séria no mundo da culinária. Entre as facas de chef mais recomendadas em todo o mundo, esta é provavelmente a mais barata.

 Possui uma lâmina muito afiada, com ângulo de 15 graus. Consegue reter o fio por várias semanas, mesmo sendo utilizada de forma intensa – é também fácil de ser afiada. Seu formato se adapta a vários tamanhos de mão e sua leveza faz com que o trabalho na cozinha não se torne extenuante.

Utiliza uma lâmina de aço de alto carbono e pode ser lavada na máquina de lavar louças, com o cuidado de se evitar que ela se mova e sua lâmina seja danificada por bater em outros objetos.

O cabo é feito de um material chamado Fibrox – um tipo de plástico elastômero (com flexibilidade) – que não escorrega por ter uma textura áspera. 

No site da Victorinox Brasil, esta faca é chamada de Faca para trinchar extra-larga Fibrox

Victorinox Swiss Classic

Victorinox Swiss Classic

Versão mais barata da Victorinox Fibrox Pro. As duas lâminas são idênticas (em material e em design). A diferença está no design do cabo e no fato da Fibrox Pro ser certificada pela NSF (Public Health and Safety Organization) para “segurança alimentar em cozinhas profissionais”. A maioria das avaliações feitas por profissionais recomenda a compra da Fibrox Pro (por sua ergonomia e design), mas este modelo de faca é também bastante recomendado para uso doméstico.

Outros modelos de facas Victorinox

Victorinox Swiss Modern

Último modelo da Victorinox, ganhador do prêmio “reddot Award 2018”.

Victorinox Swiss Modern

Victorinox Grand Maître

Modelo de aço forjado (X50CrMoV15, com HRC=56) da Victorinox. 

Victorinox Grand Maitre

Victorinox Rosewood

Mesma lâmina usada na Fibrox Pro e na Victorinox Swiss Classic, mas com cabo de madeira.

 

Onde comprar facas Victorinox

No Brasil:

Victorinox Store

Em Portugal:

Loja das facas

Melhores facas de cozinha do mundo

Leia nossos outros artigos: