Saint-Marcellin | Queijos

Originário da região francesa de Isère, Saint-Marcelin é um queijo macio e não pasteurizado, que era feito exclusivamente de leite de cabra até o século XIII. Hoje, o leite de vaca é usado para fazer este pequeno queijo redondo e enrugado com um revestimento de mofo branco.

A textura do queijo jovem varia de firme a muito líquido e tem um sabor ligeiramente salgado. Quando maduro, é irresistível com sabor levemente fermentado. Ele normalmente tem uma crosta bege com um interior macio e cremoso. Tem um sabor intenso, rústico, de castanhas e frutado.

Para celebrar este queijo em toda a sua glória, ele pode ser levemente aquecido no forno, uma tarefa para a qual seu pequeno pote de cerâmica é perfeitamente adequado. Basta colocá-lo em um forno moderadamente quente por alguns minutos e servir com um pão francês crocante ou seus crackers favoritos. 

Combina muito bem com fruta frescas, tais como maçãs, caqui ou melão, que adicionam à combinação um sabor azedo e suavemente adstringente, destacando o sabor e textura do queijo.