Lemon curd

Lemon Curd é um creme doce e levemente ácido com textura sedosa e delicada. O creme, de origem inglesa, é elaborado com suco de limão siciliano, açúcar, manteiga e ovos e pode ser usado como substituto de uma geléia ou como recheio de tortas, bolos e panquecas.

Como pronunciar lemon curd? Ouça abaixo:

 

A receita é classificada como um tipo de creme, ou seja, espessado com as gemas dos ovos. Ocorre que nesta receita, o leite foi substituido pelo suco de limão. O Lemon Curd pode ser preparado somente com as gemas, mas a adição de algumas claras reduz o sabor das gemas e destaca o sabor do limão siciliano.

Como fazer uma receita de Lemon Curd cremosa?

Uma receita de Lemon Curd bem-sucedida é o resultado do equilíbrio de forças que encorajam e desencorajam os ovos a coagular.

À medida que o líquido aquece, as proteínas da gema, previamente enroladas em pequenos grânulos, desnaturam e desenrolam para formar uma rede, ou seja, coagular. Neste estágio que ocorre à uma temperatura de 65°C, uma substância dura e granulada será formada. Além do calor, a adição do ácido do suco de limão siciliano acelera a coagulação.

Por outro lado, o açúcar e gordura da manteiga retardam esse processo, impedindo que as proteínas das gemas se liguem tão rapidamente.

A chave para o sucesso desta receita é garantir que os ovos, o açúcar e a manteiga sejam bem batidos antes de adicionar o limão e o calor. Além disso, o aquecimento deve ser muito gentil.

Como utilizar o Lemon Curd?

Na Inglaterra, o Lemon Curd é frequentemente servido com biscoitos, pães e como recheio para Torta Merengue de Limão. Abaixo, seguem algumas sugestões de utilização do Lemon Curd:

Lemon Curd como substituto de géleia para passar no pão ou torrada

Torta de Merengue de Limão com recheio de Lemon Curd

Cupcakes com recheio de Lemon Curd

Macarons com recheio de Lemon Curd

Biscoitos com recheio de Lemon Curd

Bolo com recheio de Lemon Curd

   

Receita de Lemon Curd

Ingredientes

 

Utensílios

  • Batedeira
  • Espremedor de limão
  • Ralador pequeno
  • Panela

 

Modo de fazer

Prepare os ingredientes: Prepare o suco e as raspas da casca de limão siciliano. Reserve.

Prepare o creme de manteiga e açúcar: Em uma tigela grande, coloque a manteiga em cubos e bata numa batedeira em velocidade baixa por 2 minutos. Em seguida, adicione o açúcar e bata em velocidade média até formar um creme fofo e aerado.

Adicione os ovos no creme de manteiga e açúcar: Após formar um creme fofo e aerado, adicione os ovos e as gemas (um de cada vez) e bata até que a mistura esteja cremosa e homogênea.

Adicione o limão: Adicione o limão na mistura cremosa. Após adicionar o limão, a mistura parecerá coalhada o que desaparecerá no processo de cozimento.

Cozinhe a mistura: Numa panela média, cozinhe a mistura em fogo baixo até ficar lisa. A aparência coagulada desaparece à medida que a manteiga da mistura derreter. Aumente o fogo para médio e cozinhe, mexendo sempre, até engrossar a mistura, cerca de 15 minutos. A temperatura neste ponto será em torno de 76°C. Não deixe ferver!

Quando estiver pronto, a coalhada deve cobrir as costas de uma colher. Deve ser grosso o suficiente para que você possa passar o dedo pela parte de trás da colher e dividir o revestimento em duas seções distintas.

Adicione as raspas de limão: Retire a coalhada do fogo e misture as raspas de limão.

Embale para esfriar: Transfira o creme para uma tigela. Pressione o filme plástico na superfície do Lemon Curd para evitar que se forme uma pele. Leve para geladeira para refrigerar o que tornará o creme mais espesso.

Você pode substituir o limão siciliano por qualquer suco de fruta ácida, como: limão, laranja e maracujá.

No vídeo abaixo, da revista Fine Cooking, a chef Nicki Sizemore demonstra a preparação do Lemon Curd.

O site Cook´s Country que pertence ao mesmo grupo da America´s Test Kitchen e Cook´s Illustrated elegeu as duas melhores marcas de Lemon Curd. 

  1. Wilkin & Sons Tiptree Lemon Curd
    O Lemon Curd da Wilkin & Sons foi o vencedor pela sua textura suave e cremosa e “sabor de limão real”, mas o preço assustou os jurados.
  2. Dickinson´s Lemon Curd
    O vice-campeão recebeu avaliações mornas sobre o sabor e textura, mas custa cerca de metade do preço da marca vencedora.