Métodos para descascar tomate

descasque tomate com água quente

Descascar tomate é algo bastante chato. Mas há alguns métodos que facilitam bastante nossa vida, como:

Método 1 – Descascar tomate com água quente

Primeiramente, coloque água para ferver numa panela grande e água gelada ou água fria com cubos de gelo num recipiente grande.

Em seguida, retire o ponto escuro do tomate (cabinho) e faça um corte em formato de cruz na base do tomate para facilitar a retirada da pele, após à fervura.

Coloque os tomates na água fervente por cerca de 30-40 segundos, ou até que a pele do tomate comece a enrugar. Retire os tomates da água fervente e coloque na vasilha com a água gelada ou água fria com cubos de gelo. Este processo ajudará a parar o cozimento e evitará que você queime sua mão na hora de retirar a pele do tomate.

Utilize sua própria mão ou uma faca pequena para retirar o restante da pele que deve sair facilmente. Este método é excelente para grandes quantidades de tomates.

O vídeo abaixo,da famosa escola de culinária LeCordon Bleu, ensina o método para descascar tomate com água quente.

Método 2 – Descascar tomate com maçarico

Primeiramente, coloque água gelada ou água fria com gelo numa vasilha e o tomate em cima de uma superfície que suporte o calor do maçarico, como: uma pedra ou forma metálica.

Em seguida, passe a chama do maçarico na pele do tomate. Quando toda a pele estiver escura, coloque o tomate na vasilha com a água gelada. Este processo ajudará a parar o cozimento.

A pele do tomate deve sair facilmente, utilize sua própria mão ou uma faca pequena para finalizar o processo.

O vídeo abaixo, demonstra o método para descascar tomate com maçarico e o método para descascar tomate com água quente.

 

Método 3 – Descascar tomate na chama do fogão

Primeiramente, espete o tomate num garfo. Em seguida, passe o tomate na chama do fogão, girando constantemente para evitar que o tomate queime.

Formarão bolhas na superfície do tomate, até o rompimento da pele. Utilize sua própria mão ou uma faca pequena para descascar o tomate para finalizar o processo. Este método é adequado para pequenas quantidades de tomate.

O vídeo abaixo, demonstra o método para descascar tomate na chama do fogão.

Especial Molho de Tomate