Torta de abóbora doce | Pumpkin pie | Receitas clássicas

Torta de abóbora doce (em inglês: pumpkin pie e em francês: tarte à la courge sucrée) é uma torta com recheio à base de custard, abóbora e especiarias, geralmente canela, gengibre, noz-moscada, cravo e baunilha.

Esta torta é uma das sobremesas tradicionais do Dia de Ação de Graças, celebração que ocorre nos Estados Unidos e Canadá durante o outono, época de colheita da abóbora.

A torta é preparada com as abóboras da espécie Cucurbita moschata que possui polpa de coloração alaranjada ou amarelada e textura levemente granulosa ou fibrosa. Prefira as variedades com textura granulosa, para que o recheio da torta seja mais cremoso e aveludado, como a abóbora manteiga ou abóbora butternut. A abóbora Halloween (em inglês: pumpkin e em francês: citrouille ) não é muito utilizada pela textura fibrosa da polpa.

Abóboras da espécie Cucurbita moschata: Musquee de Provence, Abóbora manteiga ou butternut, Abóbora seca e abóbora paulista

A massa da torta é preparada pelo método sabler (em inglês: to cut in) termo em francês que identifica uma técnica de base da pastelaria para a mistura de manteiga e farinha. A manteiga fria é combinada com a farinha até que a mistura se torne homogênea e esfarelada. A sablage é o nome da mistura elaborada por este método que é realizado com as mãos. A palavra francesa sable significa areia, em português.

Pumpkin pie spice é a mistura de especiarias para torta e abóbora, composta geralmente de: canela, gengibre, noz-moscada e cravo ou pimenta da jamaica.

Receita de torta de abóbora doce | Pumpkin pie

Massa da torta

Ingredientes

  • 110g de manteiga sem sal
  • 160g de farinha de trigo
  • 50g de açúcar granulado
  • 1 pitada de sal de mesa
  • 3 colheres de sopa de água fria filtrada

Utensílios

  • Tigela grande
  • Rolo de massa
  • Forma para torta com 24 cm de diâmetro de diâmetro

Modo de fazer

Prepare a manteiga: Retire a manteiga da geladeira e corte a em cubos

Prepare uma fontaine: Numa tigela ou numa superfície plana de trabalho, coloque a farinha disposta em formato de coroa, no meio da qual há um buraco. Neste buraco são colocados a manteiga e os ingredientes secos: farinha, açúcar e sal. Por fim, adicione a água fria.

Fontaine é a técnica na qual a farinha é disposta em forma de coroa e os demais ingredientes são adicionados no buraco da coroa.

Prepare a massa: Trabalhe a massa pelo método sabler. Esfregue a massa entre as mãos e misture os ingredientes com a ponta do dedos até obter uma consistência arenosa. Os dedos formam uma espécie de pinça que corta a manteiga.

Método sabler: A manteiga fria é combinada com a farinha até que a mistura se torne homogênea e esfarelada, semelhante à areia.

Modele a massa: Coloque a massa sobre uma superfície limpa e plana, trabalhe a massa pelo método fraiser ou fraser, ou seja, esmague com a palma da mão até obter uma mistura homogênea. Em seguida, forme uma bola, achate-a e a embrulhe em filme alimentar. Leve para o refrigerador por 30 minutos.

Abra a massa: Retire a massa do refrigerador e deixe a descansar à temperatura ambiente até que fique flexível, em torno de 10 a 20 minutos. Coloque a massa sobre um papel manteiga e abra-a com um rolo. Em seguida coloque a massa sobre a forma de torta previamente untada e modele. Por fim, corte o excesso da massa.

Asse a massa: A massa será pré-assada pelo método blind baking, ou seja, a base da torta é coberta com papel manteiga e pesos para confeitaria/ pastelaria ou grãos, usualmente feijões ou arroz, para conservar a forma durante o cozimento.  

Base da torta pré-assada pelo método blind baking

Coloque a base da torta no forno previamente aquecido, numa temperatura de 180°C. Asse por 25 minutos e retire os pesos da torta. Continue assando até que a massa esteja cozida e com a coloração dourada pálida. Deixe esfriar numa grade enquanto prepara o recheio.

Recheio da torta

Ingredientes

  • 450g de abóbora com polpa granulada, como a abóbora manteiga ou butternut
  • 110g de açúcar mascavo
  • 200ml de creme de leite fresco
  • 2 ovos grandes
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 de colher de chá de canela em pó
  • 3/4 de colher de chá de gengibre moído
  • 1/4 de colher de chá noz-moscada moída na hora
  • 1/8 de colher de sal

Modo de fazer

Asse a abóbora: Corte a abóbora ao meio, retire as sementes. Com um pincel, passe um pouco de óleo de girassol ou canola sobre a abóbora. Em seguida, coloque a abóbora numa assadeira e leve ao forno baixo, em torno de 150°C, até que a abóbora esteja com a superfície caramelizada. Retire a abóbora do forno, espere esfriar um pouco.

Abóbora manteiga ou butternut assada

Prepare o purê: Retire a polpa da abóbora assada com a ajuda de uma colher e bata no liquidificador ou processador de alimentos para formar um purê bem cremoso e liso.

Purê de abóbora com especiarias

Prepare o recheio: Numa tigela grande, misture o purê de abóbora, a canela, o gengibre, a noz-moscada e a baunilha. Em seguida, adicione os ovos e bata até incorporar. Por fim, adicione o creme de leite e misture até formar uma mistura homogênea.

Preparo do recheio da torta

Monte a torta: Despeje o recheio na base da torta.

Torta com a base pré-assada e o recheio pronto para assar

Asse a torta: Asse até que o centro do recheio esteja ligeiramente firme. Algumas pequenas rachaduras podem aparecer perto da crosta.

Torta de abóbora doce assada

Arrefeça a torta numa grade até a temperatura ambiente, cerca de 2 horas. Cubra e leve à geladeira até que esteja pronto para servir. A torta de abóbora é geralmente servida com chantilly.

A torta de abóbora doce é geralmente servida com chantilly

Quer aprender mais sobre confeitaria e pastelaria?