Chá de Hortelã

chá de hortelã

Inscreva-se em nosso canal YouTube

Chá de hortelã é um chá de ervas (em inglês, herbal tea) feito através da infusão de folhas de hortelã com água quente. Adoçantes, tais como açúcar e mel, podem ou não ser adicionados.

Chá de hortelã não tem cafeína.

O que é infusão?

Infusão (infusion em inglês) é o processo de extrair componentes químicos ou sabores de um alimento, utilizando um solvente como água, óleo ou álcool, permitindo que o material permaneça suspenso no solvente por um determinado período de tempo (maceração; em inglês, steeping) para extrair seu sabor.

Para uma infusão feita com ervas frescas, tal como o hortelã, é recomendado utilizar água bem quente, que tenha acabado de ferver, (portanto, próxima aos 100 graus Celsius), e deixá-la macerar por entre 5 e 15 minutos.

O que é tisana?

Tisana é uma palavra geralmente usada para uma infusão de ervas ou, em outras palavras, um chá de ervas. Tisanas podem ser feitas de um blend (mistura) de ervas ou de uma única erva.

O chá de hortelã é uma infusão, e também uma tisana.

Qual hortelã utilizar no chá de hortelã?

Hortelã-pimenta ou hortelã comum? Chá de hortelã é geralmente feito com o hortelã-pimenta (em inglês, peppermint), mas também pode ser feito com o hortelã-verde, ou hortelã comum (em inglês, spearmint). O hortelã-pimenta possui uma alta quantidade de mentol, o que faz com que a bebida tenha uma refrescância por vezes extrema (cooling effect), enquanto o hortelã comum pode ter um sabor fraco demais para algumas pessoas.

Folhas de hortelã frescas ou secas?

Caso queira substituir folhas frescas de hortelã por folhas secas (ou vice-versa), utilize a proporção de 5-6 folhas frescas para cada colher de sopa de folhas secas.

Receita de chá de hortelã

A receita abaixo é a receita básica do chá de hortelã. É possível utilizar folhas de hortelã-verde (hortelã comum), assim como folhas de hortelã-pimenta, caso prefira um sabor mais refrescante de mentol. Ou ainda utilizar um mix de ambas.

receita de chá de hortelã
Imprimir

Chá de Hortelã

Este chá pode ser feito com folhas de hortelã comum ou hortelã-pimenta. O hortelã-pimenta contém muito mais mentol, deixando o chá com uma forte refrescância.
Refeição Bebidas
Cozinha Todas
Tempo total 10 minutes
Serve 2 pessoas

Equipamentos necessários

  • Panela pequena (1 litro)

Ingredientes

  • 500 ml de água (2 xícaras)
  • 15 a 20 folhas de hortelã (hortelã comum, hortelã-pimenta, ou ambos)
  • 1 colher de chá de açúcar ou mel (opcional)
  • 2 fatias de limão verde ou limão siciliano (opcional)
  • 2 colheres de chá de suco de limão verde ou limão siciliano (opcional)
  • gelo (opcional)

Modo de preparo

  • Hortelã: separe as folhas de hortelã dos galhos. Lave com muita delicadeza para não retirar os óleos essenciais das folhas
  • Aquecer: esquente a água até ferver
  • Infusão: remova a água do fogo e adicione as folhas de hortelã. Deixe macerar por 5 minutos (quanto mais tempo, mais forte ficará)
  • Adoçar (opcional): adicione o açúcar ou o mel
  • Sirva quente: sirva o chá com ou sem as folhas de hortelã. Adicione suco de limão (opcional) ou rodelas de limão (opcional) na xícara
  • Sirva frio: coloque gelo em um copo alto e adicione o chá (com ou sem as folhas). Adicione suco de limão (opcional) ou rodelas de limão (opcional) no copo