Leite em pó | Leite ninho

leite em pó - leite ninho

Leite em pó ou leite desidratado é um produto lácteo fabricado pela evaporação do leite até que fique completamente seco.

No Brasil, leite em pó também é popularmente conhecido como leite ninho. Leite Ninho é a marca (da Nestlé) de leite em pó mais conhecida no Brasil, e seu nome virou sinônimo de leite em pó. Várias receitas que utilizam leite em pó normalmente usam o termo “leite ninho” em seus nomes: pudim de leite ninho, doce de leite ninho, brigadeiro de leite ninho, etc. Na verdade são receitas que poderiam utilizar qualquer marca de leite em pó. Em Portugal, o Leite Ninho é comercializado com o nome de Nido.

Ingredientes do leite em pó

Leite em pó é constituído principalmente de leite de vaca, que foi desidratado até ficar totalmente seco. Mas é comum encontrarmos outros ingredientes (aditivos) que garantem a qualidade do produto final.

Lecitina de soja: a lecitina de soja é um emulsificante. Quando água é adicionada ao leite em pó, a lecitina faz com que a gordura do leite em pó se disperse na água, formando uma solução homogênea – seu leite não terá bolhas de gordura flutuando no copo, ela estará totalmente dispersa no líquido. É mais comum encontrar lecitina de soja no leite em pó integral, já que o leite em pó desnatado não contém gordura.

Carbonato de cálcio: o carbonato de cálcio é um suplemento alimentar usado quando a quantidade de cálcio ingerida na dieta não é suficiente. 

Vitaminas e minerais: várias marcas de leite em pó são enriquecidas com vitaminas (A, C, D, E) e minerais ferro (pirofosfato férrico) e zinco (sulfato de zinco).

Leite em pó tradicional ou leite em pó instantâneo?

A principal diferença entre o leite em pó tradicional e o leite em pó instantâneo é a presença da lecitina de soja no leite em pó instantâneo. Como descrevemos na seção anterior, a lecitina de soja é um emulsificante e facilita a dispersão da gordura do leite na água, tornando-o homogêneo mais rapidamente. 

É importante checar a lista de ingredientes do leite em pó, principalmente se o consumidor for alérgico à soja.

Leite em pó tem lactose?

Sim, o leite em pó tradicional, assim como o Leite Ninho, tem lactose. Mas hoje em dia há versões de leite em pó sem lactose.

Leite evaporado é leite em pó?

Leite evaporado não é leite em pó. O leite evaporado é um produto lácteo, geralmente vendido em latas, que é feito removendo-se cerca de 50 a 60% da água do leite comum. A redução na quantidade de água torna seu transporte mais barato.

O leite evaporado é utilizado muitas vezes como um substituto do creme de leite, não por sua composição mas por sua cremosidade.

O leite evaporado pode ser usado como substituto do leite ou do creme de leite (nata), como no café e no chá ou em cereais. O leite evaporado também pode ser usado em receitas que exigem leite ou creme, como rabanada, purê de batatas ou creme de legumes. Também pode utilizá-lo para preparar molhos brancos.