Sopa de Ervilhas
Receita preparada com ervilhas secas, bacon, cebola, cenoura, aipo/ salsão, alho, pimenta-preta/ pimenta-do-reino, louro (opcional) e sal.
Prep Time10 minutes mins
Cook Time50 minutes mins
Total Time1 hour hr
Course: Sopa
Cuisine: Internacional
Keyword: bacon, ervilhas, sopa
Servings: 6 pessoas
Balança de cozinha
Descascador de legumes (opcional)
Escorredor
Espátula de silicone ou similar
Faca de chef ou similar
Mixer/varinha mágica ou liquidificador
Panela grande
Tábua de corte
Tigela grande
- 500 gramas de ervilhas secas
- 2 litros de água filtrada em temperatura ambiente (cerca de 8 xícaras)
- 250 gramas de bacon em cubinhos
- 100 gramas de cebola (1 unidade média)
- 50 gramas de cenoura (1 unidade pequena)
- 50 gramas de salsão/aipo (1 talo)
- 12 gramas de sal (1 colher de sopa)
- 5 gramas de alho (1 dente)
- 1 grama de pimenta-preta/pimenta-do-reino (1/2 colher de chá)
- 1 grama de louro (cerca de 2 unidades)
Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.Corte os vegetais (cebola, cenoura e aipo/salsão) e o bacon em cubinhos de aproximadamente 1 cm. O corte similar facilita o preparo, pois os vegetais cozinham de maneira mais uniforme. Pique o alho.Lave os grãos de ervilhas. Frite o bacon: em uma panela grande, frite os cubinhos de bacon, em fogo médio-alto, até que estejam crocantes. Em seguida, retire os cubinhos de bacon da panela e coloque-os em uma tigela. Reserve.Não descarte o óleo proveniente da fritura do bacon. Ele será utilizado no preparo do mirepoix (refogado de cebola, cenoura e aipo/ salsão). Refogue os legumes: na panela que foi utilizada para fritar o bacon, adicione os vegetais cortados em cubinhos (cebola, cenoura e aipo/salsão) e refogue com a gordura proveniente da fritura do bacon, em fogo médio, até que estejam levemente macios. Em seguida, adicione o alho e refogue até que esteja levemente dourado.
Adicione os grãos de ervilha, água e as folhas de louro: quando o alho estiver levemente dourado, adicione os os grãos de ervilha e misture. Em seguida, adicione a água filtrada e as folhas de louro. Cozinhe em fogo baixo, até que os grãos de ervilha estejam bem macios, cerca de 45 minutos.
Faça o creme de ervilhas: quando os grãos de ervilha estiverem bem macios, desligue o fogo, retire as folhas de louro e bata a sopa, na própria panela, com o mixer/varinha mágica. Se preferir, deixe esfriar um pouco, transfira a sopa para o liquidificador e bata até que se forme uma mistura lisa e homogênea. Não exceda 3/4 da capacidade do copo do liquidificador e feche muito bem a tampa, segurando com um pano de prato, pois o vapor gerado pode abrí-la. Após obter uma textura cremosa, retorne a sopa para a panela.O liquidificador deixará a sopa com uma textura mais fina do que o mixer/varinha mágica. Adicione o sal, pimenta-preta e os cubinhos de bacon: após bater a sopa com o mixer/ varinha mágica ou liquidificador, adicione o sal, pimenta-preta/pimenta-de-reino e mexa bem. Prove a sopa. Por fim, adicione o bacon frito em cubinhos. Caso seja necessário, adicione um pouco mais de água para ajustar a espessura da sopa.O sal não deve ser adicionado no início do preparo, pois há redução do líquido durante o cozimento, o que tornará a sopa salgada. Sirva a sopa: Coloque a sopa em um prato fundo e adicione alguns cubinhos de bacon (opcional) e um fio de azeite de oliva (opcional).