Prepare os ingredientes (mise en place): separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.
Corte os tomates: corte os tomates em cubinhos pequenos e retire as sementes. Misture o sal ao tomate e mexa.Retirar as sementes do tomate ajuda a evitar a adição de muito líquido ao pico de gallo.
Drene o tomate: para que o pico de gallo não fique excessivamente úmido, coloque o tomate cortado e salgado em um coador e deixe repousar por cerca de 30 minutos.É importante retirar o excesso de líquido para que as tortillas não fiquem muito molhadas quando o pico de gallo for servido com elas.
Corte a cebola: Corte a cebola em cubinhos bem pequenos, de preferência menores que os cubos de tomate. A proporção e o corte (tamanho) dos legumes são importantes para a beleza e a delicadeza desta receita.
Corte o jalapeño: Corte a pimenta ao meio e retire as sementes e veias brancas. Corte-a então em cubinhos pequenos.Se preferir um pico de gallo mais picante, não retire as sementes e veias brancas da pimenta. Pimenta malagueta ao invés de jalapeño deixará o pico de gallo mais picante.
Pique o coentro: lave e seque o coentro; pique o coentro em pedaços pequenos.
Esprema o limão: esprema o suco/sumo de um limão (cerca de 25 a 30 ml)
Misture todos os ingredientes: coloque todos os ingredientes em uma tigela média e misture delicadamente. Em seguida, cubra com plástico filme/película antiaderente e mantenha em refrigeração até o momento de servir.
Sirva: sirva a salada fresca com tacos ou tortilla chips e guacamole. Também é ótimo com churrascos e com frango. O pico de gallo é uma salada delicada e deve ser consumida no mesmo dia.
Notes
A adição da pimenta pode ser ajustada de acordo com a tolerância.