6 recipientes pequenos com capacidade para 100 ml (cada)
Ingredients
100gde morangos frescos ou congelados
210gde creme de leite/nata (fresco ou bate chantilly/para bater)(1 xicara)
20gde açúcar branco(4 colheres de chá)
5gde suco/sumo de limão(5 ml | 1 colher de chá)
4gde gelatina incolor(2 folhas)
Instructions
Prepare os ingredientes (mise en place): Separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita.Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas desagradáveis no meio do processo.
Prepare os batedores e a tigela da batedeira: Coloque os batedores e a tigela da batederia no freezer ou congelador por 10 minutos.
Faça o purê de fruta: Selecione frutas maduras, lave e retire os talos ou utilize morangos congelados. Coloque os morangos, metade do açúcar e suco de limão no liquidificador e bata até formar um purê cremoso. É possível peneirar o purê para retirar as sementes do morango e substituir o açúcar por leite condensado para adoçar.
Prepare a gelatina: Em uma tigela média, coloque as folhas de gelatina na água fria e as mantenha submersas por 5 – 7 minutos. O tempo pode variar dependendo do fabricante da gelatina, sempre verifique as instruções na embalagem. Reserve.
Adicione a gelatina no purê de morango: Em uma panela pequena, coloque o purê de morango e cozinhe a mistura até o ponto de ebulição, no máximo 100°C. Em seguida, esprema as folhas de gelatina hidratas e adicione no purê de morangos cozido. A gelatina não pode ferver, pois quebrará a sua estrutura, o que arruinará suas propriedades de solidificação.
Prepare o chantilly: Em uma tigela, coloque o creme de leite fresco e bata até ficar espumoso. Adicione o restante do açúcar e bata até o ponto de picos moles.É importante parar de bater no ponto de picos moles, pois o chantilly será batido um pouco mais quando adicionarmos o purê de morangos, atigindo o ponto correto.Coloque a tigela do creme de leite sobre uma tigela com gelo para manter a temperatura baixa durante a aeração do creme, caso a temperatura esteja alta.
Combine o purê de morangos com o chantilly: Adicione metade do purê de morangos no chantilly e misture delicadamente com um batedor ou fouet, como se estivesse desenhando o número 8. Em seguida, repita a operação. Desta forma, o ar se manterá na massa.
Refrigere: Coloque o mousse de morango em 6 potes individuais e leve para refrigerar, por 4 a 6 horas.É possível, mesclar o mousse com morangos picados.