Separe os ingredientes. A massa será feita de farinha de trigo, água e sal. O amido de milho (maisena) será usado apenas para polvilhar e abrir a massa
Em uma tigela grande, coloque a farinha, água e sal. O sal deve ser bem fino, para que não fure a massa de pastel quando for aberta. Se o sal for grosso, moa o sal com um pilão ou moedor elétrico de café até ficar bem fino.
Misture os ingredientes até formarem uma massa. Não é necessário sovar a massa por enquanto.
Faça uma bola com a massa e coloque-a para descansar por 30 minutos dentro de uma tigela ou enrolada em plástico filme. Tampe a tigela com um prato, toalha molhada ou plástico filme.
Sove a massa por cerca de 10 minutos. Como é uma massa com pouca água, não recomendamos utilizar uma batedeira. Ela é fácil de sovar, não grudará nas mãos.
Ao final da sova, a massa estará bem lisa.
Volte a colocar a massa na tigela tampada ou enrolada em plástico filme e deixe descansar por outros 30 minutos
Corte a massa em duas partes. Deixe uma das partes dentro da tigela ou enrolada em plástico filme.
Faça uma bola com a massa. Passe uma fina camada de amido de milho no rolo, na bancada e na bola de massa. O amido de milho facilita muito a abertura da massa sem que que a massa grude no rolo e na bancada
Abra a massa com o rolo de macarrão. Se a massa grudar na bancada ou no rolo, passe mais uma fina camada de amido de milho (maisena) na massa e na bancada.
Continue a abrir a massa até que fique muito fina, com menos de 1mm de espessura (0,5 a 0,7 mm). Quanto mais fina a massa, mais crocante será o pastel.
Corte a massa na forma preferida. Recomendamos um pastel médio, de 10 cm x 10cm
Para fazer o pastel, use um garfo para lacrar a borda do pastel. Lacre apenas a beirada, ou o garfo irá furar o pastel. Vire o pastel e lacre também do outro lado.
Lembre-se de fritar o pastel em óleo à temperatura de 180-190 graus Celsius (o óleo não estará fumegando)
O pastel ficará bem inflado e crocante. Para a máxima crocância, consuma enquanto estiver bem quente.