Esquente o leite: em uma panela pequena, esquente o leite em fogo baixo, para um melhor controle da temperatura.
Atinja a temperatura ideal: com um termômetro, controle para que o leite esquente até a temperatura de 82 a 88 graus Celsius. Caso não tenha um termômetro, aqueça o leite até o ponto em que o leite está fumegando bastante mas ainda não começou a ferver.
Mantenha a temperatura: mantenha o leite na temperatura de 82 a 88 graus Celsius por 20 a 30 minutos. O calor altera as proteínas do soro de leite e ajuda a criar uma consistência mais delicada e densa.
Resfrie o leite: transfira o leite para o recipiente de vidro e deixe-o resfriar até cerca de 45 graus Celsius (deve demorar cerca de 30 minutos para que isso aconteça).
Adicione o iogurte: adicione o iogurte ao leite e mexa com uma espátula ou fouet para misturar bem. Tampe parcialmente.
Aqueça o forno: ligue o forno na temperatura mais baixa possível (50 graus, provavelmente) e deixe aquecer até atingir a temperatura de 45 graus Celsius. Se não tiver um termômetro para controlar a temperatura do forno, deixe o forno aquecer por 30 segundos. Depois disso desligue o forno e acenda a luz do forno.
Coloque iogurte no forno: coloque o iogurte no forno. O forno deve ficar com a luz acesa, pois é a luz do forno que irá manter o iogurte levemente aquecido.
Deixe o iogurte ficar firme: deixe o iogurte no forno por pelo menos 4 horas, idealmente por 8 a 12 horas, até que esteja firme.
Ajuste temperatura do forno: caso faça o iogurte durante o dia, cheque a temperatura do forno de vez em quando. Se estiver muito baixa, volte a ligar o forno na temperatura mínima por 30 segundos.
Leve à geladeira: retire o iogurte do forno, feche totalmente a tampa e leve à geladeira para firmar sua estrutura e retardar a produção de ácido.
Se preferir, faça iogurte grego: transfira o iogurte para um filtro de café ou coador fino e deixe que o soro de leite escorra, idealmente por 4 a 5 horas. Deixe coar dentro do refrigerador para evitar contaminações.