Prepare os ingredientes (mise en place): Separe todos os ingredientes e meça-os, deixando-os devidamente prontos para o início da receita. Esta etapa é importante para o sucesso da sua receita, pois evita surpresas no meio do processo.Pique a cebola, rale o queijo e descarte os legumes e as folhas de louro do caldo. O caldo deve ser mantido aquecido em fogo muito baixo durante toda a preparação do risoto. Refogue a cebola: Em uma panela média, aqueça o azeite de oliva. Quando o azeite estiver quente, coloque a cebola e refogue até que esteja translúcida.
Adicione o arroz: Quando a cebola estiver translúcida, adicione o arroz e refogue até que os grãos estejam com as pontas levemente translúcidas.
Adicione o vinho branco seco: Quando as pontas dos grãos de arroz estiverem levemente translúcidas, adicione o vinho branco seco e mexa até que o vinho seja incorporado pelo arroz e/ou evaporado.
Adicione o caldo quente: Adicione uma concha de caldo de legumes quente e mexa sempre até que o caldo seja incorporado pelo arroz e/ou evaporado. Repita a operação até que o arroz esteja totalmente cozido, mas ainda firme e ainda reste algum líquido na preparação. Prove o arroz para saber se está cozido.Serão em torno de 10 repetições, mas este número pode aumentar ou diminuir dependendo da variedade de arroz utilizada e da panela. Adicione o parmesão: Quando o arroz estiver cozido, mas ainda úmido, adicione o parmesão ralado e misture até que o queijo incorpore a preparação. Prove e ajuste o sal.
Adicione a manteiga: Quando o queijo estiver incorporado, adicione a manteiga sem sal e misture até que a manteiga incorpore a preparação. O risoto deve ser finalizado com bastante umidade, pois ressecará até o momento de servir.
Sirva o risoto: Sirva quente com o acompanhamento de sua preferência.