Hortelã | Temperos e Ervas

A hortelã (é uma erva aromática originária da Europa e do sul da Ásia. Esta erva adiciona um sabor levemente adocicado e muito refrescante aos pratos e coquetéis. Há muitas espécies de hortelã, embora a mais utilizada seja a hortelã-verde ou hortelã-da-horta (Mentha spicata). Hortelã é muito presente na culinária do Oriente Médio e dos Balcãs.

Hortelã pertence à família Lamiaceae, também conhecida como “família da hortelã”. Outras ervas da mesma família da hortelã são: alecrim, sálvia, orégano, timo, lavândula

O que é hortelã-pimenta?

A hortelã-verde (Mentha spicata) é a variedade mais frequentemente cultivada para uso como erva na culinária e em bebidas – quando uma receita cita hortelã, geralmente é a hortelã-verde que deverá ser utilizada.

A hortelã-pimenta (Mentha × piperita), outra variedade muito cultivada, é um pouco forte demais para ser usada fresca na maioria dos usos culinários. Em vez disso, é cultivada e processada em óleo de hortelã-pimenta, que é então usado como condimento e pode ser posteriormente refinado para a produção de mentol.

As folhas de hortelã-pimenta frescas ou secas costumam ser usadas sozinhas no chá de hortelã-pimenta ou com outras ervas em chás de ervas (tisanas, infusões). A hortelã-pimenta é usada para dar sabor a sorvetes, doces, conservas de frutas, bebidas alcoólicas, gomas de mascar, pasta de dente e alguns xampus, sabonetes e produtos para a pele.

Sabor e aroma da hortelã

Hortelã-verde e hortelã-pimenta são dois tipos de hortelã, mas seus sabores são muito diferentes. A hortelã-verde tem um sabor doce e muito mais suave e menos picante, o que a torna ideal para pratos salgados.

A hortelã-verde contém apenas 0,05% de mentol, enquanto a hortelã-pimenta tem até 40% de mentol. Por causa do mentol, a hortelã-pimenta tem um sabor mais forte e extremamente refrescante. Mas este sabor não é ideal para pratos salgados. Mas quando se trata de doce, a hortelã-pimenta é bastante utilizada, pois combina bem com sabores de chocolate e frutas cítricas

Receitas tradicionais com hortelã

As folhas de hortelã fresca geralmente são cortadas em tiras (chiffonade) e adicionadas às receitas.

Hortelã é muito presente na culinária do Oriente Médio e dos Balcãs.

É utilizada em saladas, como no tabule (leia nossa receita de tabule)

tabule

Em coquetéis, como no mojito (leia nossa receita de mojito) e no mint julep.

Hortelã é também muito utilizada para o preparo de chás, como o chá de hortelã simples e o chá de hortelã marroquino.

chá de hortelã

Também é adicionada a sucos, para aumentar a refrescância. É muito usada para o preparo de limonada.

Na culinária americana e britânica a hortelã é transformada em uma geleia, utilizada como molho para carnes.

Como comprar e usar hortelã?

Procure por folhas de hortelã com cor viva, homogênea e que não estejam murchando. Cheire as folhas para identificar seu aroma refrescante.

As folhas devem ser tratadas com delicadeza para que não fiquem danificadas e percam seus óleos essenciais. Se o maço de hortelã vier preso por um elástico, retire-o quando chegar em casa.

Para armazenar, coloque em um recipiente ou saco plástico, envolta em uma toalha de papel úmida. Assim as folhas não irão ressecar e podem durar por mais de uma semana.

É possível secar hortelã fresca para uso posterior. Corte longos ramos de hortelã, amarre-os em feixes e pendure-os de cabeça para baixo. Quanto as folhas estiverem secas, retire-as e guarde-as em um pote ou saco plástico fechado.

Posso plantar hortelã em casa?

Sim. Plantas de hortelã são normalmente cultivadas a partir de mudas, pois fazê-las crescer a partir de sementes é bastante difícil.

São plantas que necessitam de pouca supervisão. Mas a planta de hortelã é extramemente invasiva e ocupará todo o seu jardim se você não tomar medidas preventivas.

A planta de hortelã deve receber bastante sol ou luz artificial ao longo do dia. Em regiões muito quentes, a planta se beneficia de um pouco de sombra.

Benefícios da hortelã para a saúde

Embora a hortelã seja fácil de adicionar a muitos pratos, pesquisas que demonstram seus benefícios para a saúde usaram principalmente a hortelã ingerida em cápsulas, aplicada na pele ou inalada por meio de aromaterapia.

Para a maioria dos casos abaixo, estudos utilizam a hortelã-pimenta, devido à mais alta concentração de mentol. É importante ler os estudos para saber qual hortelã foi utilizada para obter os resultados do estudo. Spearmint é a hortelã verde e Peppermint é a hortelã-pimenta.

Tome sempre cuidado com a fonte das informações sobre benefícios para a saúde de determinados alimentos. Muitos estudos que apontam benefícios são de qualidade extremamente duvidosa.

Hortelã melhora a digestão?

Alguns estudos apontam que o óleo de hortelã-pimenta poderia ajudar a digestão. Estudos apontam que os alimentos passam mais rápido pelo estômago quando as pessoas tomam óleo de hortelã-pimenta com as refeições.

Para mais informações sobre hortelã e melhora da digestão, leia o estudo: Early effects of peppermint oil on gastric emptying: a crossover study using a continuous real-time 13C breath test (BreathID system)

Hortelã alivia a síndrome do intestino irritado?

Pesquisas preliminares mostram que o uso de 30 gotas de um produto contendo erva-cidreira, hortelã-verde e coentro após as refeições por 8 semanas reduz a dor de estômago em pessoas com SII quando tomado junto com a droga loperamida ou psyllium.

Para mais informações sobre hortelã e síndrome do intestino irritado, leia o estudo: Comparison of the antibacterial activity of essential oils and extracts of medicinal and culinary herbs to investigate potential new treatments for irritable bowel syndrome

Algumas pesquisas mostram que tomar óleo de hortelã-pimenta pela boca reduz a dor de estômago, o inchaço, os gases e os movimentos intestinais em pessoas com SII.

Para mais informações sobre hortelã-pimenta e síndrome do intestino irritado, leia o estudo: The mechanism of action of peppermint oil on gastrointestinal smooth muscle. An analysis using patch clamp electrophysiology and isolated tissue pharmacology in rabbit and guinea pig

Hortelã ajuda a aliviar sintomas da asma e outros problemas respiratórios?

Respirar o vapor de água quente misturada com algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta pode ajudar a abrir as passagens nasais.

Hortelã ajuda a aliviar sintomas de gripes e resfriados?

Vários estudos mostram que o mentol não tem função descongestionante. Apenas causa uma sensação subjetiva de descongestão nasal.

Para mais informações sobre hortelã e congestão nasal, leia o estudo 01: The effects of oral administration of (-)-menthol on nasal resistance to airflow and nasal sensation of airflow in subjects suffering from nasal congestion associated with the common cold
Para mais informações sobre hortelã e congestão nasal, leia o estudo 02: Does inhaling menthol affect nasal patency or cough?

Hortelã alivia coceira e irritações da pele?

Um estudo apontou que a aplicação de uma solução de 1% de óleo de hortelã-pimenta reduziu a duração e agravidade da coceira crônica (prurido crônico).

Para mais informações sobre hortelã e coceira, leia o estudo: Effectiveness of topical peppermint oil on symptomatic treatment of chronic pruritus

Hortelã melhora a saúde bucal?

Chicletes e balas de hortelã podem mascarar o hálito com mau cheiro por algumas horas. No entanto, elas apenas encobrem o mau hálito e não reduzem as bactérias ou outros compostos que causam o mau hálito.

Não há estudos que apontem que o hortelã-verde melhora a saúde bucal, Por outro lado, beber chá de hortelã-pimenta e mastigar folhas frescas pode ser capaz de mascarar o mau hálito e matar bactérias, já que estudos em tubos de ensaio destacaram os efeitos antibacterianos do óleo de hortelã-pimenta.

Para mais informações sobre hortelã e saúde bucal, leia o estudo: A review of the bioactivity and potential health benefits of peppermint tea (Mentha piperita L.)

Hortelã melhora a memória e raciocínio?

Pesquisas preliminares mostram que tomar um extrato de um tipo especial de hortelã diariamente pode ajudar nas habilidades de raciocínio em adultos mais velhos que começaram a notar problemas com o raciocínio.

Para mais informações sobre hortelã e memória/raciocínio, leia o estudo: Spearmint Extract Improves Working Memory in Men and Women with Age-Associated Memory Impairment

Hortelã previne o câncer?

Não há evidências suficientes para avaliar a eficácia da hortelã no tratamento de qualquer tipo de câncer.

Pesquisas preliminares mostram que a inalação de óleo de hortelã-pimenta reduz levemente a náusea causada pelo tratamento com drogas contra o câncer (quimioterapia).

Para mais informações sobre hortelã-pimenta e câncer, leia o estudo: Peppermint Oil: Evaluating Efficacy on Nausea in Patients Receiving Chemotherapy in the Ambulatory Setting

Quais os efeitos colaterais da hortelã?

A hortelã-verde é possivelmente insegura quando ingerida em grandes quantidades durante a gravidez. Doses muito grandes de chá de hortelã podem danificar o útero. Evite usar grandes quantidades de hortelã durante a gravidez.

Alergias à hortelã não são comuns. Quando ocorrem, a reação alérgica pode variar de leve a grave e com risco de vida. Já foram relatados casos de dermatite de contato irritante e alérgica.

Receita de chá de hortelã

Receita básica de chá de hortelã. Utilize hortelã-verde ou hortelã-pimenta, ou ambos, dependendo da refrescância desejada.

receita de chá de hortelã

Chá de Hortelã

Este chá pode ser feito com folhas de hortelã comum ou hortelã-pimenta. O hortelã-pimenta contém muito mais mentol, deixando o chá com uma forte refrescância.
Tempo Total 10 mins
RefeiçãoBebidas
CozinhaTodas
Serve 2 pessoas

Equipamento

  • Panela pequena (1 litro)

Ingredientes
  

  • 500 ml de água (2 xícaras)
  • 15 a 20 folhas de hortelã (hortelã comum, hortelã-pimenta, ou ambos)
  • 1 colher de chá de açúcar ou mel (opcional)
  • 2 fatias de limão verde ou limão siciliano (opcional)
  • 2 colheres de chá de suco de limão verde ou limão siciliano (opcional)
  • gelo (opcional)

Instruções de Preparo
 

  • Hortelã: separe as folhas de hortelã dos galhos. Lave com muita delicadeza para não retirar os óleos essenciais das folhas
  • Aquecer: esquente a água até ferver
  • Infusão: remova a água do fogo e adicione as folhas de hortelã. Deixe macerar por 5 minutos (quanto mais tempo, mais forte ficará)
  • Adoçar (opcional): adicione o açúcar ou o mel
  • Sirva quente: sirva o chá com ou sem as folhas de hortelã. Adicione suco de limão (opcional) ou rodelas de limão (opcional) na xícara
  • Sirva frio: coloque gelo em um copo alto e adicione o chá (com ou sem as folhas). Adicione suco de limão (opcional) ou rodelas de limão (opcional) no copo

Hortelã em outras línguas

  • Alemão: Minze
  • Espanhol: menta
  • Francês: menthe
  • Inglês: mint, spearmint (para hortelã-verde), peppermint (para hortelã-pimenta)
  • Italiano: menta

A palavra hortelã tem sua origem no latim hortŭlānus, que significa “do jardim”, “referente à horta”. Mentha é uma palavra do latim que tem suas raízes na palavra grega minthe, personificada na mitologia grega como Minthe, uma ninfa que foi transformada em uma planta de hortelã.