Pasta de amendoim | Manteiga de amendoim | Peanut Butter

Pasta de amendoim ou manteiga de amendoim (em inglês: peanut butter e em francês: purée de cacahuète ou beurre de cacahuète) é uma pasta cremosa preparada com amendoim seco, torrado e moído.

A origem da pasta de amendoim é incerta, mas acredita-se que era consumida pelos Incas e Astecas, povos que viveram na América do Sul. A versão moderna da manteiga de amendoim foi criada nos Estados Unidos, no século XIX.

O amendoim é uma semente que pode ser moída num almofariz ou processador de alimentos, até atingir uma textura cremosa e homogênea, semelhante à manteiga, assim com alguns frutos secos. Para ser classificado como pasta de amendoim ou manteiga de amendoim, a pasta deve conter no mínimo 90% de amendoim, sem adoçantes artificiais, corantes ou conservantes. 

As pastas de amendoim natural da marca portuguesa Prozis e da marca brasileira Amendoim e Cia, contém apenas amendoim

Na pasta de amendoim natural, o óleo do amendoim pode separar-se e ficar sobre a parte sólida. É só mexer o produto e guardá-lo sob refrigeração para que mantenha uma consistência homogênea.

Na pasta de amendoim natural, o óleo do amendoim pode se separar da parte sólida.

As versões industrializadas, geralmente contém sal, açúcar, adoçante, emulsificante e gordura hidrogenada para evitar que o óleo separe-se da parte sólida. Recomendamos que você leia a lista de ingredientes dos produtos antes de comprar uma pasta de amendoim.

O creme de amendoim da marca brasileira Dadinho e a pasta de amendoim da marca americana Teddie contém diversos aditivos.

Algumas marcas de pasta de amendoim incluem outros ingredientes que adicionam sabor, como: mel, cacau, chocolate branco e outros frutos secos.

Pasta de amedoim com sabor da marca brasileira Eat Well (cacau) e da marca americana Reginald´s (mel)

A pasta de amendoim com baixo teor de gordura é produzida com a substituição de uma porção de amendoim por proteína de soja e adoçante. 

Pasta de amendoim com gordura reduzida (reduced fat) das marcas americanas Skippy e Jif, vendidas em Portugal.

Receita de Pasta de Amendoim | Manteiga de Amendoim | Peanut Butter

Ingredientes

  • 250g de amendoim natural e sem casca
  • 1 pitada de sal (opcional)
  • 1 colher de sopa de mel, maple syrup ou outro adoçante (opcional)

Para pasta de amendoim com chocolate com chocolate é só adicionar 1 colher de sopa de cacau em pó ou chocolate em pó de boa qualidade.

Utensílios

  • Processador de alimentos potente
  • Forma para torrar o amendoim

Modo de fazer

Prepare o forno: Pré-aqueça o forno em 180°C.

Torre o amendoim: Coloque os amendoins numa forma e leve ao forno até que ganhe uma coloração levemente dourada. Retire do forno e espere arrefecer.

Moa o amendoim: Coloque todos os ingredientes num processador de alimentos. No início, a mistura parece quebradiça e seca, mas contine batendo até que a mistura se transforme em uma pasta cremosa.

Caso você prefira a versão crocante, com pedacinhos de amendoim. Retire uma parte dos amendoins moídos, antes que a mistura se torne cremosa. Quando a pasta estiver cremosa e homogênea, adicione o amendoim moído.

Receitas com manteiga de amendoim

A pasta de amendoim ou peanut butter é usada consumida pura ou como ingrediente em diversas receitas doces e salgadas.

Sanduíche de pasta de amendoim ou peanut butter com geléia

O sanduíche de pasta de amendoim com geléia (em inglês: peanut butter and jelly sandwich ou PB&J sandwich) é um clássico lanche americano, há inclusive discussões sobre qual a proporção correta de pasta de amendoim e geléia.

Pasta de amendoim ou peanut butter com maçã

A combinação de maçã e pasta de amendoim é um clássico e delicioso lanche saudável.

Smoothies 

Smoothie é uma bebida espessa, cremosa e fria, preparada com frutas ou legumes e as vezes produtos lácteos ou cereais. A receita de smoothie de banana com pasta de amendoim é um clássico.

Cookies com pasta de amendoim

Bolo com pasta de amendoim

A pasta de amendoim pode ser adicionada na massa de bolo para adicionar sabor e cor. Geralmente, é adicionada com a manteiga.

Cheesecake com pasta de amendoim ou peanut butter

A pasta de amendoim ou peanut butter pode ser adicionada à massa do cheesecake clássico para adicionar sabor e cor.

Buttercream suíço com pasta de amendoim ou peanut butter 

A pasta de amendoim pode ser adicionada na receita de buttercream suíço para adicionar sabor e cor.

Energy balls com pasta de amendoim ou peanut butter

Energy balls são docinhos elaborados com ingredientes considerados saudáveis, como: pasta de amendoim ou peanut butter, aveia, cacau em pó, frutos secos, tâmaras, etc.  

     

Sorvetes com sabor de peanut butter ou pasta de amendoim

Sorvetes das marcas americanas Häagen-Daz e Ben & Jerry´s

Molho com pasta de amendoim ou peanut butter

Na culinária da Indonésia e Tailândia, há várias receitas de molhos que utilizam como ingrediente a pasta de amendoim ou peanut butter.

Quer aprender mais sobre confeitaria e pastelaria?