Homus ou Húmus | Pasta de grão-de-bico com tahine

Homus ou húmus (em inglês: hummus e em francês: houmous) é uma pasta cremosa, preparada com grão-de-bico cozido, tahine, alho, limão e sumagre ou sumac (opcional).

A primeira receita de uma pasta de grão-de-bico com tahine foi encontrada no Egito, durante o século XIII. Esta pasta faz parte do mezze ou meze, conjunto de pequenos pratos ou aperitivos tradicionais no Oriente Médio.

Mezze é conjunto de pequenos pratos ou aperitivos tradicionais na região Mediterrânica e no Oriente Médio.

Recentemente, o homus ganhou muita popularidade como uma opção de aperitivo saudável. Além disso, é muito consumido por vegetarianos e veganos, como fonte de proteína.

Homus servido com palitos de cenoura, pepino e salsão ou aipo

Ingredientes para o homus

Grão-de-bico ou grão

Grão-de-bico ou grão (em inglês: chickpea e em francês: pois chiche) A variedade de grão-de-bico kabuli que é muito consumida na região Mediterrânica e no Oriente Médio, possui coloração bege e uma casca fina e leve. 

O grão-de-bico kabuli é utilizado na receita de homus

Grão-de-bico: Método de demolho convencional

Como a maioria das leguminosas secas, o grão-de-bico precisa ser demolhado antes do cozimento. Primeiramente, verifique se há pequenas pedras ou outros detritos com os grãos e lave bem. Em seguida, coloque os grãos numa tigela e adicione água. Deixe os grãos-de-bico demolhando,  em refrigeração, por no mínimo 8 horas. Serão 4 xícaras de água para demolhar 1 xícara de grão-de-bico (250g).

Após 8 horas de demolho, retire da refrigeração, escorra a água e lave bem. Em seguida, coloque os grãos-de-bico numa panela de pressão com água e folhas de louro (opcional). O grão-de-bico precisa de 8 a 10 minutos de cozimento em pressão, dependendo da consistência desejada. Após o cozimento, é possível congelar o grão-de-bico por 3 meses.

Grão-de-bico em demolho convencional

Como remover a casca ou pele do grão-de-bico?

A remoção da casca do grão-de-bico é essencial para obtenção de um homus cremoso e a utilização de bicarbonato de sódio facilita este processo.

Após o demolho de no mínimo 8 horas, drene a água do grão-de-bico e pulverize bicarbonato de sódio sobre os grãos antes de cozinhá-los na panela de pressão. O ambiente alcalino criado pelo bicarbonato de sódio suaviza a pele dos grãos durante o cozimento. Após o cozimento, lave-os, agitando vigorosamente para que a pele se solte.

Homus com grão-de-bico em lata 

O grão-de-bico enlatado ou embalado a vácuo pode ser usado para o preparo do homus, embora a versão seca seja mais versátil, pois você pode adicionar tempero e sal a gosto.

Para retirar a casca do grão-de-bico enlatado, drene o líquido da lata e pulverize bicarbonato de sódio sobre os grãos, em torno de 1 colher de chá por lata. Lembre-se de não descartar o líquido, pois este líquido pode ser necessário para ajustar a textura do homus. Em seguida, aqueça o grão-de-bico no microondas ou numa panela por 2 a 3 minutos. Lave-os, agitando-os vigorosamente para que a pele se solte.

 

Grão-de-bico cozido pode ser usado para o preparo de homus

Tahine

Tahine (em inglês: tahini e em francês: tahin ou purée de sésame) é uma pasta preparada com sementes de gergelim ou sésamo moídas. Estas sementes possuem em torno de 50% do peso em óleo e coloração que varia do bege ao negro.

Você pode comprar o tahine pronto em grandes supermercados ou lojas especializadas ou preparar o tahine caseiro.

Tahine da marca brasileira Istambul e da marca Zeeny, vendida em Portugal

Receita de Homus | Pasta de grão-de-bico com tahine

  • 250g de grão-de-bico seco (1 xícara)
  • 50g de tahine (2 colheres de sopa)
  • 5g de alho descascado (1 cabeça grande)
  • 10g de suco de limão (1 colher de sopa)
  • Sal e pimenta do reino preta a gosto
  • Sumagre ou sumac a gosto para servir (opcional) 
  • Azeite de oliva extra virgem a gosto para servir

Equipamento

Modo de fazer

Prepare o grão-de-bico: Demolhe o grão-de-bico por no mínimo 8 horas. Em seguida, escorra a água do demolho, pulverize com 1 colher de sopa de bicarnonato de sódio sobre o grão-de-bico e coloque na panela de pressão para cozinhar em pressão por 8-10 minutos ou até que o grão-de-bico esteja macio, mas inteiro. O tempo de cozimento pode variar, dependendo do tipo de fogão e da panela de pressão. 

Escorra o grão-de-bico, mas não descarte toda a água do cozimento, ela pode ser necessária para ajustar a textura do homus. Retire as cascas.

Prepare a pasta: Bata o grão-de-bico cozido, tahine, alho, limão, pimenta do reino preta e sal no liquidificador ou processador de alimentos, até que se forme uma pasta de textura homogênea. 

 

Caso seja necessário, adicione um pouco da água do cozimento do grão de bico para ajustar a textura do homus.

.

 Sirva com azeite de oliva, sumagre ou sumac e pão pita ou árabe ou mantenha sob refrigeração por até 3 dias. O homus também é excelente para acompanhar carne grelhada, como o peito de frango.

Quer aprender mais sobre culinária do Oriente Médio?