Canela | Temperos

canela

A canela é usada há milhares de anos. Já em 2000 A.C., essa especiaria era uma mercadoria valiosa no Oriente Médio. Um de seus muitos usos no mundo antigo era como um perfume para fins de embalsamamento. Foi trazida para a Europa por comerciantes árabes, onde se tornou tão popular quanto era no Oriente Médio.

Existem diferentes variedades de canela de diferentes países, incluindo Indonésia, México e Vietnã. Cada uma tem notas distintas; No entanto, o sabor da canela é complexo. É frequentemente descrita como sendo “doce”, “amadeirada”, bem como “quente” e “picante”. Tem um sabor único tanto moída quanto na forma de bastão.

Os dois principais tipos de canela são:

Cassia: também chamada de canela “comum” ou canela da China, esse é o tipo mais usado;

Ceilão: conhecida como canela “verdadeira”, a canela do Ceilão tem um sabor mais leve e menos amargo

A canela Cassia é mais facilmente encontrada em supermercados, dado que é muito mais barata que a canela do Ceilão.

O vídeo abaixo mostra a colheita de canela “cassia” em Sumatra, na Indonésia. A canela é a casca interna de várias espécies de árvore do gênero Cinnamomum.

Onde utilizar a canela?

Canela em pó é mais comumente usada em bolos. Também pode ser polvilhada em café ou chá ou combinada com mel.

Em forma de palito, a canela tem uma vida útil mais longa e pode ser usada inteira ao cozinhar curry/caril e outros pratos.

A canela também pode ser moída e usada em sobremesas, mas é melhor já comprá-la pré-moída para estes casos. É muito difícil obter um pó fino com um moedor elétrico doméstico, e mesmo pedaços muito pequenos são desagradáveis para mastigar.

Receitas tradicionais com canela

Canela é um importante tempero de sobremesas, mas também é muito utilizada em pratos salgados tradicionais ao redor do mundo.

Cinammon roll é um pão doce servido normalmente no norte da Europa e na América do Norte. Seus principais ingredientes são farinha, canela, açúcar e manteiga, que proporcionam um sabor robusto e doce.

cinnamon roll

É usado na preparação de chocolate, especialmente no México. E é também adicionado ao chocolate quente mexicano.

Mexican-Chocolate-Bar

É usada para temperar doces tipicamente portugueses e brasileiros, tais como o arroz doce e o pastel de nata.

pastel de nata

Pilaf, ou pilao, é um prato de arroz cozido em caldo e especiarias, originário da Índia. Variações são consumidas em vários países do Oriente Médio e Ásia. Canela é um tempero normalmente utilizado neste prato.

O vídeo abaixo mostra a preparação do chicken pilaf, onde a canela é utiliza para temperar o frango e o arroz.

Benefícios e malefícios do consumo de canela

Canela Cassia (Canela da China) é possivelmente insegura para a saúde quando tomada por via oral em grandes quantidades por um longo período de tempo. Tomar grandes quantidades de canela cassia pode causar efeitos colaterais em algumas pessoas. A canela cassia pode conter grandes quantidades de uma substância química chamada cumarina. Em pessoas sensíveis, a cumarina pode causar ou agravar doenças do fígado.

Quando aplicada à pele, a canela cassia às vezes pode causar irritação da pele e reações alérgicas na pele.

Canela cassia pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Preste atenção aos sinais de baixa taxa de açúcar no sangue (hipoglicemia) e monitore seu açúcar no sangue cuidadosamente, se você tem diabetes e use canela cassia em quantidades maiores do que as quantidades normalmente encontradas nos alimentos.

Canela em outras línguas

Português: canela no Brasil e em Portugal

Inglês: cinnamon

Espanhol: canela

Francês: cannelle

Italiano: cannella

Alemão: Zimt