Refrigerar, congelar e descongelar alimentos | Dicas de higiene e segurança na cozinha

descongelar alimentos

Evite a “Zona de Perigo”

Dentro da “zona de perigo” de 4ºC a 60ºC, o volume de bactérias dobra a cada 20 minutos. Como regra geral, alimentos não deveriam ficar nesta zona por mais de 2 horas (ou 1 hora se a cozinha tiver uma temperatura acima de 32 graus).

Para evitar contaminação, siga as dicas de refrigeração, congelamento e descongelamento abaixo:

Descongele na geladeira

Descongelar alimentos deve ser sempre feito dentro do refrigerador e nunca no balcão da cozinha, onde a temperatura é mais alta e as bactérias se multiplicam rapidamente. Sempre coloque o alimento em um prato ou tigela enquanto descongela, prevenindo assim que líquidos entrem em contato com outros alimentos. A maior parte dos alimentos congelados leva 24 horas para descongelar completamente. Grandes peças de carne podem levar ainda mais tempo. Como regra geral, considere cerca de 5 horas para cada 500 gramas de alimento.

Outra opção é descongelar dentro de um saco plástico fechado (tipo ziplock), em água corrente. O descongelamento será mais rápido, mas há grande desperdício de água. 

Também e recomendado utilizar uma tigela/forma de alumínio para colocar o alimento a ser descongelado. Como o alumínio é um ótimo condutor térmico (de calor), ele consegue transferir o calor de ambiente mais rapidamente para o alimento, acelerando o processo de descongelamento.

Não resfrie alimentos muito quentes na geladeira

Não coloque alimentos no refrigerador ainda muito quentes, quando acabaram de ser preparados. Isso fará com que a temperatura interna do refrigerador aumente, potencialmente criando um ambiente favorável para o desenvolvimento de bactérias. Espere cerca de 1 hora para que a comida esteja em uma temperatura ao redor de 30 graus para então colocá-la no refrigerador.

Reaqueça alimentos rapidamente

Quandos alimentos são reaquecidos, eles devem passar da faixa de perigo o mais rápido possível – não deixe o alimento em fogo baixo para ferver lentamente. Ferva restos de molho e de sopas  e faça com que cozidos atinjam pelo menos 75ºC para eliminar o risco de contaminação.

Cheque a temperatura de sua geladeira

Cheque frequentemente a temperatura do seu refrigerador/frigorífico e de seu freezer. Um refrigerador deve ter uma temperatura entre 1 e 4 graus, enquanto um freezer deve ter uma temperatura abaixo de -18 graus. Assim evita-se a criação  de um ambiente propício para o  desenvolvimento de bactérias.

Lembre-se que a parte de trás do refrigerador é a mais fria, enquanto a porta é a menos fria. Tenha certeza de embalar bem pedaços de carne crua e sempre colocá-los na prateleira inferior, evitando que líquidos que saiam da carne contaminem outros alimentos.