Louro | Folha de louro

folha de louro

Qualquer cozinheiro que fez um feijão, uma sopa básica ou um ensopado provavelmente utilizou folhas de louro para dar sabor ao prato. As folhas de louro têm sido um ingrediente tão importante em feijões, sopas e ensopados que a maioria de nós os usa sem pensar duas vezes.

Com um grande potencial de usos, para muito além do feijão, as folhas de louro podem se tornar um tempero-chave em sua cozinha. Pela sua complexidade de sabores, elas são capazes de elevar os pratos para um nível superior. 

Origem das folhas de louro

As árvores que produzem essas folhas perfumadas são membros da família dos loureiros e são originárias da Ásia Menor (Turquia). A partir daí, essas plantas se espalharam para o Mediterrâneo, bem como para outros países com climas semelhantes, permitindo que os loureiros crescessem e multiplicassem naturalmente.

O sabor da folha de louro

As folhas de louro realçam o sabor de carnes e especiarias em pratos quentes.

Suas folhas contêm uma grande amplitude de sabores formados por mais de 50 compostos, criando um aroma fragrante e complexidade de sabor único.

Ao serem cozidas, as folhos de louro exalam notas de eucalipto e mentol. Mais cozidas e apresentam aromas de chá, realçando o sabor de sopas, molhos e ensopados.

As folhas de louro têm um sabor próprio com notas de hortelã e tomilho, traços de coentro, cravo e orégano.

Onde usar as folhas de louro?

Mais comumente, as folhas de louro são usadas para dar sabor a sopas, ensopados e molhos. Normalmente, as folhas são removidas quando o prato é servido, em vez de ser consumido como parte do prato. Louro combina particularmente bem com feijão e lentilha.  

Outro uso comum de folhas de louro é na cavidade de frango assado ou de outras carnes. Combinado com cebola e limão, as folhas de louro criam um sabor complexo e complementar ao prato de carne.

Na culinária do Oriente Médio e da Grécia, as folhas de louro são frequentemente usadas em marinadas.

A chave para utilizar folhas de louro com sucesso em sua cozinha é pensar nelas como uma especiaria em vez de uma erva. Considere o seu sabor único e experimente apimentar os seus pratos com esta folha aromática e saborosa.

Louro em outras línguas

Português: louro / folhas de louro

Inglês: bay / bay leaves

Francês: laurier / feuilles de laurier

Italiano: alloro / foglia di alloro

Espanhol: laurel / hoja de laurel