Tipos de farinha de arroz | Farinha de arroz

Farinha de arroz

Farinha de arroz (em inglês: rice flour e em francês: la farine de riz) é produzida pela moagem do grão de arroz. Esta farinha pode ser produzida com todos os tipos de arroz, mas as farinhas de arroz produzidas comercialmente são:

  • Farinha de arroz polido ou branco
  • Farinha de arroz integral 
  • Farinha de arroz glutinoso

Esta farinha não contém glúten, por isso é uma excelente opção para as pessoas celíacas ou pessoas com intolerância ao glúten.

A farinha de arroz não tem baixo carboidrato (low carb), ela é muito semelhante a farinha de trigo. Para receitas com baixo carboidrato, opte pela farinha de amêndoa, farinha de grão de bico, farinha de coco, etc.

Tipos de farinha de arroz

Os diferentes tipos de farinha de arroz se distinguem pelo tipo de arroz e beneficiamento do grão utilizado na produção da farinha: subgrupo: arroz integral, arroz polido ou branco, arroz parboilizado integral e arroz parboilizado polido.

Farinha de arroz polido ou branco

A farinha de arroz polido ou branco (em inglês: rice flour e em francês: farine de riz) é uma farinha produzida com o grão composto somente do endosperma. Esta farinha possui sabor neutro e poucos nutrientes.

Farinha de arroz polido ou branco
Farinha de arroz polido ou branco das marcas brasileiras Tio João e Urbano

Farinha de arroz integral

A farinha de arroz integral (em inglês: whole rice flour e em francês: farine de riz complet) é uma farinha produzida com o grão de arroz descascado, ou seja, composto do endosperma, germe e farelo. Esta farinha retém todos os nutrientes e o sabor do grão.

Farinha de arroz integral
Farinha de arroz integral da marca brasileira Mãe Terra e da marca francesa Celnat, comercializada em Portugal.

Farinha de arroz glutinoso

A farinha de arroz glutinoso (em inglês: sweet rice flour e em francês: farine de riz doux) é produzida com o arroz glutinoso, tipo de arroz muito comum no sul da Ásia que adquire uma textura grudenta quando cozido. A massa produzida com esta farinha adquire consistência resistente e flexível. Apesar do nome, esta farinha também não contém glúten.

O arroz japonês Mochigome é um arroz do tipo glutinoso.

Farinha de arroz glutinoso da marcas americanas Bob´s Red Mill e Koda Farms

Como preparar a farinha de arroz em casa

Você pode fazer sua própria farinha de arroz branco ou integral, em casa, moendo o arroz no processador de alimentos ou liquidificador.

Farinha de arroz
Imprimir

Farinha de arroz

Rendimento: 500 g de farinha de arroz

Refeição Preparações de base
Preparo 15 minutes
Tempo total 15 minutes

Equipamentos necessários

  • Balança de cozinha
  • Multiprocessador de alimentos ou liquidificador (potente)
  • Peneira fina
  • Tigela média

Ingredientes

  • 500 g de arroz polido ou arroz integral com grão longo ou médio (não cozido).

Modo de preparo

  • Selecione os grãos: Verifique se há impurezas nos grãos de arroz.
  • Moa os grãos: Coloque os grãos no multiprocessador em 4 etapas até que se forme uma farinha bem fina. 
  • Peneire a farinha: Retire do multiprocessador e peneire a farinha numa tigela. Devolva os grãos que não passaram pela peneira para o multiprocessador até que se forme uma farinha fina.
  • Armazene a farinha: Após a moagem, é necessário manter a farinha num recipiente hermético. Se utilizar arroz integral, mantenha a farinha em refrigeração.

Informações adicionais

A principal vantagem de produzir a farinha de arroz em casa é a possibilidade de variar o tipo de arroz e criar farinhas exclusivas.

Como substituir a farinha de trigo pela farinha de arroz

A farinha de arroz não é um substituto direto para a farinha de trigo, pois não possui glúten. O glúten é formado quando duas proteínas que estão presentes na farinha de trigo, glutenina e gliadina, absorvem água ou outro líquido. Ele é responsável pela estrutura e elasticidade da massa.

Além disso, diferentes tipos de amido absorvem água, incham e gelificam em diferentes temperaturas, criando estrutura distintas.

Esta farinha funciona melhor em massas como panquecas, crepes, pães rápidos, muffins e bolos produzidos pelo método espumoso e método cremoso. A farinha de arroz também é excelente base para uma mistura de farinhas que substitua a farinha de trigo.

Receitas clássicas com farinha de arroz

A farinha de arroz é muito usada na cozinha asiática para fazer macarrão (noodles), papel de arroz e bolinhos. Na pastelaria e panificação, a farinha de arroz é usada principalmente em bolos ou em combinação com outros tipos de farinha, como: a farinha de trigo, o amido ou fécula de mandioca, a araruta, etc.

Como esta farinha é rica em amido, ela também pode ser usada para engrossar molhos e empanar carnes antes de assar ou fritar.

Bolo de arroz português

O bolo de arroz é uma receita tradicional portuguesa que é preparada com farinha de arroz, farinha de trigo, manteiga, ovos e açúcar.

Bolo de arroz
Bolo de arroz da Confeitaria Nacional, em Lisboa

Bánh xèo

Bánh xèo é uma receita vietnamita de crepe salgado, preparado com farinha de arroz e farinha de milho.

Bánh-xèo
Báhn-xèo é uma receita de crepe com farinha de arroz e milho

Appams 

Appams são crepes preparados com farinha de arroz, leite de coco que são recheados com curries.

Appams
Appams são crepes preparados com farinha de arroz e leite de coco

Dim sum

Dim sum é um bolinho chinês preparado com farinha de arroz glutinoso e recheado com vegetais e carnes.

Dim sum

Pad Thai 

Pad Thai é uma receita tradicional tailandesa que utiliza macarrão de arroz, vegetais e camarão.

Pad thai

Rolinho tailandês

O rolinho tailandês é uma receita que utiliza papel de arroz, macarrão de arroz, alface, coentro, camarão, etc.

Rolinho Thai

Pho

Pho é uma receita tradicional vietnamita que utiliza macarrão de arroz (noodles), ervas aromáticas e carne, normalmente carne de vaca ou frango.

pho
Pho é uma receita vietnamita com macarrão de arroz

Quer aprender mais sobre farinhas?