Você sabe reconhecer um bom azeite de oliva?

azeite de oliva

Você consegue reconhecer as características de um azeite de oliva bom e um azeite ruim? Não estamos falando sobre uma degustação profissional de azeites ou preferências pessoais, mas de algumas características positivas e negativas que todo o consumidor deveria reconhecer ao comprar um azeite.

Reunimos as principais características divididas em positivas e negativas, segundo o International Olive Oil Council – órgão intergovernamental que reúne produtores de azeites de oliva e consumidores.

Características positivas do azeite de oliva

1. Frutoso
Não podemos nos esquecer que as azeitonas são frutas e um bom azeite deve ter algum aroma de fruta, principalmente os azeites extra virgens e virgens.
2. Amargo
Sim, o gosto amargo é bom! A amargura é uma característica do azeite fresco, pois as azeitonas são amargas e o grau da amargura depende do amadurecimento das azeitonas.
3. Pungente
Esta é uma característica picante! Você irá senti-la no fundo da sua garganta, mas ela desaparece rapidamente. Este sabor é proveniente do azeite fresco ou de azeitonas verdes.

Características negativas do azeite de oliva

4. Bolorento
O sabor de bolor é um defeito comum que é causado pela fermentação das azeitonas durante a armazenagem de grandes quantidades sobrepostas.
5. Mofado
O sabor de mofo ocorre quando as azeitonas são armazenadas em locais úmidos durante vários dias.
6. Avinagrado
O sabor e aroma de vinagre também é causado pela fermentação das azeitonas durante a armazenagem, principalmente em grandes quantidades sobrepostas.
7. Metálico
O sabor metálico é resultado do contato prolongado com superfícies metálicas utilizadas no processo produtivo e/ou armazenagem.
8. Rançoso
Este é o defeito mais comum e ocorre quando o azeite tem muito contato com o oxigênio.

Para saber mais sobre azeite de oliva:

O vídeo abaixo apresenta as etapas da produção do azeite de oliva, desde a colheita pelo processo manual, separação dos galhos remanescentes, lavagem com água fria, transformação das azeitonas em pasta, centrifugação para extração do óleo e filtragem.

https://www.youtube.com/watch?v=d3tSVdi373A

O vídeo apresenta o processo artesanal de produção do azeite de oliva de maneira artesanal, no qual as azeitonas são prensadas num moinho de pedra.

fonte: www.internationaloliveoil.org