Manteiga ralada | Rale a manteiga para acelerar seu trabalho!

manteiga ralada

Em nosso artigo “Temperatura da manteiga e seus usos em pastelaria” citamos que a manteiga refrigerada é ideal para massas de torta. A manteiga refrigerada irá derreter durante o cozimento, criando camadas laminadas de massa.

Manteiga muito fria é usada em receitas onde você não quer que a manteiga combine com o resto dos ingredientes; você quer que ela fique coesa.

Massa de torta, massa folhada, bolachas e bolinhos “scones”, todos tipicamente exigem manteiga muito fria, de modo que ela permanece intacta e não incorporada, o que leva criar a camadas distintas nessas receitas depois de assadas.

A manteiga cria vapor à medida que derrete em um forno quente, e nos doces onde a manteiga fria é usada, o vapor da manteiga derretida se expande entre as camadas de massa. Isso cria bolsões de ar, produzindo um produto final com camadas laminadas de massa.

A manteiga pode ser distribuída sobre a massa cortando-a em pedaços. Ou você pode utilizar nossa dica: rale a manteiga congelada sobre a massa de biscoito ou torta, afim de distribuir a manteiga rapidamente, sem que ela suavize e amoleça.

Mas atenção: a manteiga ralada derreterá rapidamente, portanto é importante que ela só seja ralada no momento que será incorporada à massa. Manuseie a massa o mínimo possível e, se ela começar a ficar quente, coloque-a na geladeira. Neste tipo de massa não queremos que a manteiga seja incorporada totalmente aos outros ingredientes.

Como a manteiga irá amolecer mais rápido, você também pode ralá-la com esse objetivo (amolecer mais rápido).

Use um ralador para ralar a manteiga Fica muito mais fácil misturar a manteiga à farinha

Fotos: http://www.flickr.com/photos/joyosity/9040624343/sizes/z/in/photostream/

 

Quer aprender mais sobre culinária?