Os 10 melhores queijos franceses

http://cozinhatecnica.com/2016/11/melhores-queijos-franceses/
Conheça os 10 melhores queijos franceses, segundo a mestre queijeira Elisabeth Schober, francesa, proprietária da Queijo com Sotaque. 

1. Queijo Pélardon

melhores queijos franceses pelardonO queijo Pérladon, é o primeiro representante da lista de melhores queijos franceses. Este queijo é produzido na região de Languedoc com leite de cabra não pasteurizado Pertence à família de Queijos de Cabra, em francês: fromage de chèvre e em inglês: goat cheese. Características: Formato redondo com casca branca natural que pode ganhar um pontilhado de fungos azuis durante o processo de maturação e uma pasta extremamente macia. Possui um aroma delicado do leite de cabra e castanhas, pois o leite utilizado é proveniente das cabras que pastam embaixo das castanheiras nas montanhas Cévennes. Consumo: O Queijo Pélardon é perfeito para acompanhar uma salada com azeite de oliva e um pouco de mel, mas pode ser adicionado em outras receitas.

2. Queijo Vacherin Mont-d´Or

melhores queijos franceses vacherin mont-dorO queijo Vacherin Mont-d´Or, é o segundo representante da lista de melhores queijos franceses. Este queijo é produzido na região das montanhas do Jura com leite de vaca não pasteurizado. Este queijo também é produzido na Suíça, mas com leite pasteurizado. Pertence à família de Queijos de massa mole com a casca lavada, em francês: fromage à pâte molle à croûte lavée e em inglês: washed-rind cheese. Características: Formato redondo com casca lavada e sua pasta, de coloração branca ou marfim, é extremamente cremosa. O seu sabor característico é proveniente do amadurecimento em caves e pelo anel de madeira fino que o embala. Consumo: O queijo Vacherin Mont-d’Or é consumido como queijo de sobremesa em temperatura ambiente ou aquecido no forno para acompanhar batatas pequenas ou pão crocante. Este queijo é produzido pela Queijo com Sotaque no Brasil. Saiba mais sobre o queijo Vacherin Mont d´Or.

3. Roquefort do produtor Papillon

melhores queijos franceses roquefort papillionO queijo Roquefort do produtor Papillon, é o terceiro representante da lista de melhores queijos franceses. Este queijo é produzido em Roquefort-sur-Soulzon, região de Aveyron com leite de ovelha não pasteurizado. Pertence à família de Queijos azuis, em francês: fromage à pâte persillée e em inglês: blue cheese. Características: As veias azuis são colônias do fungo Penicillium Roquefort, naturalmente encontrados nas cavernas de Roquefort, França. O Roquefort Papillon, produzido desde 1906, possui um sabor mais forte, rico e cremoso que um queijo roquefort comum. Sua pasta é lisa, intensamente cremosa com veias azul-esverdeadas, bem espalhadas e marmoreadas. Consumo: Consumido em temperatura ambiente com uma fatia de pão.

4. Gaperon à l´ail

melhores queijos franceses gaperonO queijo Gaperon à l´ail, é o quarto representante da lista de melhores queijos franceses. Este queijo é produzido na região de Auvergne com leite de vaca não pasteurizado e parcialmente desnatado Pertence à família Queijos de massa mole com mofo branco, em francês: fromage à pâte molle à croûte fleurie e em inglês: bloomy cheese. Características: Um queijo macio elaborado com alho defumado e pimenta preta. A casca natural é rugosa e delicada quando jovem, mas torna-se mais rígida com a maturação. A pasta possui textura cremosa e densa. Consumo: Consumido em temperatura ambiente com uma fatia de pão. Este queijo será produzido pela Queijo com Sotaque no Brasil.

5. Banon

melhores queijos franceses banonO queijo Banon, é o quinto representante da lista de melhores queijos franceses. Este queijo é produzido na região da Provence com leite não pasteurizado. Pertence à família Queijos de cabra, em francês: fromage de chèvre e em inglês: goat cheese. Características: Banon é um queijo gordo que é mergulhado em conhaque (Eau de Vie) e embalado em folhas de castanheira. O álcool protege o queijo contra fungos indesejáveis e as folhas de castanha transferem seu aroma para o queijo. O sabor torna-se mais forte ao envelhecer e a casca passa da coloração branca para coloração ouro, eventualmente desenvolvendo algumas manchas. Sua pasta é extremamente cremosa. Consumo: Este queijo é tão cremoso que é consumido com uma colher.

6. Salers

melhores queijos franceses salersO queijo Salers, é o sexto representante da lista de melhores queijos franceses. Este queijo é produzido na região de Auvergne com leite de vacas não pasteurizado. Pertence à família Queijos de massa semidura, em francês: fromage à pâte pressée non cuite e em inglês: uncooked pressed cheese. Características: O queijo Salers é produzido com o leite das vacas que pastam nas montanhas no verão. As montanhas desta região são cobertas de neve por metade do ano e durante o verão a grama é rica e repleta de plantas, como: a genciana e o mirtilo. É produzido em cubas de madeira, em lotes extremamente pequenos e alguns são envelhecidos em caves de pedra. É um queijo forte e pode ser amadurecido por até 18 meses. Sua casca é espessa e possui coloração acinzentada. Sua pasta é firme, com coloração amarela e um aroma frutado. Consumo: Consumido em temperatura ambiente com uma fatia de pão.

7. Ossau Iraty

melhores queijos franceses ossauO queijo Ossau Iraty, é o sétimo representante da lista de melhores queijos franceses. Este queijo é produzido na região dos Pirineus com leite de ovelha não pasteurizado. Pertence à família Queijos de massa semidura, em francês: fromage à pâte pressée non cuite e em inglês: uncooked pressed cheese. Características:  A casca, lavada com salmoura, possui coloração que varia do amarelo-alaranjado ao cinza. A pasta tem textura firme e coloração em tons de amarelo, dependendo do tempo de envelhecimento. Pode apresentar olhaduras (os furinhos). Em 2011, o queijo Ossau-iraty elaborado pela Fromagerie Agou ganhou o prêmio de melhor queijo com leite não pasteurizado do mundo e do melhor queijo francês na competição World Cheese Awards. Consumo: Consumido em temperatura ambiente com uma fatia de pão.

8. Beaufort Chalet d´Alpage

melhores queijos franceses beaufort alpageO queijo Beaufort Chalet d´Alpage, é o oitavo representante da lista de melhores queijos franceses. Este queijo é produzido na região da Savoie com leite de vaca não pasteurizado. Pertence à família Queijos prensados cozidos ou queijos de massa dura,em francês: fromages à pâte pressée cuite e em inglês: cooked pressed cheese. Características: Um clássico queijo de montanha, elaborado de forma tradicional, em chalés de montanha e em altitudes elevadas. Os queijos produzidos em montanhas altas beneficiam-se de pastagens de verão extremamente puras (não poluídas) e repletas de flores aromáticas, resultado em queijos perfumados e elegantes. A pasta é cremosa, com textura suave e coloração ouro pálido, mas à medida que envelhece as rachaduras aparecem. Possui aroma de flores e um sabor que lembra amêndoas doces. Consumo: Consumido em temperatura ambiente com uma fatia de pão.

9.     Mimolette ou Boulle de Lille 

melhores queijos franceses mimolleteO queijo Mimolette ou Boulle de Lille, é o nono representante da lista de melhores queijos franceses. Este queijo é produzido na região da Lille com leite de vaca não pasteurizado. Pertence à família Queijos de massa semidura, em francês: fromage à pâte pressée non cuite e em inglês: uncooked pressed cheese. Características: A versão francesa de um queijo holandês clássico (Edam). Sua crosta tem coloração laranja-acinzentado e sua pasta tem coloração alaranjada, proveniente da adição de urucum. O urucum foi utilizado para diferenciar o queijo francês do holandês Edam. Possui um aroma frutado e um sabor amanteigado. Consumo: Consumido em temperatura ambiente com uma fatia de pão, mas pode ser adicionado em receitas como: omeletes e saladas. A importadora Calimp traz o queijo Mimollete para o Brasil.

10. Epoisses au marc de Bourgogne

melhores queijos franceses epoissesO queijo Epoisses au marc de Bourgogne, é o décimo representante da lista de melhores queijos franceses. Este queijo é produzido na região da Borgonha com queijo de vaca não pasteurizado. Pertence à família Queijos Queijos de massa mole com a casca lavada, em francês: fromage à pâte molle à croûte lavée e em inglês: washed-rind cheese. Características: Sua casca é lavada com salmora e conhaque (Eau de Vie de Marc de Bourgogne). Esta salmoura destina-se ao cultivo e crescimento das bactérias do tipo Brevibacterium linens ou B. linens que proporcionam as características principais desta família de queijos: a coloração da casca e o odor forte. A pasta é extremamente cremosa. Consumo: Consumido em temperatura ambiente com uma fatia de pão e geleia de damasco. É uma lista dos sonhos, pois a maioria não são encontrados no Brasil. Mas sugerimos que acompanhem o site Queijos da Europa que é uma organização que fomenta o consumo de queijos franceses no Brasil. Eles organizam alguns eventos para degustação de queijos franceses. O último evento foi realizado em setembro, no Shopping Morumbi, SP. ............................................................................................................................................................ Elisabeth Schober2ELISABETH SCHOBER Elisabeth é agrônoma e entrou no negócio de produção de queijos quando tinha 17 anos. Em 2006, veio com a família de férias ao Brasil, pelo programa da associação Acolhida na Colônia que promove o agroturismo nos estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro. A mestre queijeira apaixonou-se por Santa Catarina, mas sentiu falta dos queijos franceses. No ano seguinte, resolveu voltar e investir na produção de queijos artesanais. Ela contou com ajuda do departamento de zootecnia da UFSC para desenvolver os produtores de leite, sua principal matéria prima, e dos sócios brasileiros. FACEBOOK: @queijocomsotaque

Comentários

Os 10 melhores queijos franceses

| Derivados do leite, Queijo |