Temperos: Alho-poró

O alho-poró é um parente próximo da cebola, mas com sabor mais delicado, lembrando a cebolinha. Diferente da maior parte dos temperos, o alho-poró é muitas vezes o ingrediente principal do prato, como no caso da sopa de alho-poró e em muitas saladas. A parte comestível é a bainha das folhas: a parte branca que parece um galho e a parte verde clara. As folhas não são normalmente comidas, mas podem ser adicionadas em caldos.

ONDE O ALHO-PORÓ VAI BEM?

Alho-poró vai muito bem em sopas, combinado com batatas. Pode ser adicionado a saladas, onde fica melhor se for o principal ingrediente. Combina muito bem com alcachofras. Em quiches. Com purês de batata. As folhas, normalmente descartadas, podem ser utilizadas na preparação de caldos. São usadas muitas vezes no bouquet garni.

RECEITAS CLÁSSICAS COM ALHO-PORÓ

Na vichyssoise, sopa francesa de alho-poró, cebolas, batatas, caldo de galinha e creme de leite. Normalmente essa sopa é servida fria. Na sopa de alho-poró e batata (cawn cenning), muito comum na Irlanda e País de Gales. Uma versão dessa sopa também é popular na Romênia. Cock-a-leekie soup, uma canja típica da Escócia, que usa alho-poró, caldo de galinha e uvas passas, A Turquia é provavelmente o país com o maior número de variações de receitas com o alho-poró. Há desde sopas e tortas até almôndegas com o ingrediente, chamado de pirasa. É comum cortar o alho-poró em pedaços maiores, como você pode ver na foto abaixo.

COMO COMPRAR E USAR O ALHO-PORÓ?

O alho-poró não dura muito. Portanto compre apenas o que irá utilizar imediatamente. Ele pode ser guardado na geladeira, em sacos plásticos, por até 5 dias. Prefira aqueles com a parte inferior bem branca, e com folhas verdes e frescas. Lavar o alho-poró é importantíssimo. Ele costuma acumular muita areia e terra. O vídeo abaixo é um ótimo tutorial para ensinar a limpar e cortar o alho-poró. Os pontos mais importantes do vídeo estão descritos abaixo.
  1. Alho-poró, por crescer em solo arenoso, costuma ser vendido com muita sujeira, portanto é importante limpá-lo bem.
  2. Corte as folhas. Elas têm um ótimo sabor mas são duras; guarde-as no freezer para fazer um caldo de vegetais
  3. Tire também a camada exterior do talo, caso pareça ser formada por folhas muito duras e fibrosas
  4. Corte a raiz
  5. Corte em pedaços pequenos e coloque dentro de uma tigela com bastante água
  6. Na tigela a sujeira vai descer para o fundo e o alho-poró flutuará
No caso de usar o talo sem cortar você deve lavar folha por folha, em água corrente.

POSSO PLANTAR ALHO-PORÓ EM CASA?

Sim. E tem uma vantagem adicional de não ser atacado por muitos tipos de pragas. A planta necessita de solo sempre úmido e bastante luz solar. Você irá plantar a semente do alho-poró. Se plantar em vaso, você precisará de pelo menos 25 cm de profundidade. A colheita é feita cerca de 120-150 dias após o plantio.

ALHO-PORÓ EM OUTRAS LÍNGUAS

Inglês: leek Francês: poireau Espanhol: puerro Italiano: porro Alemão: lauch, porree Turco: pırasa

Comentários

Temperos: Alho-poró

| Temperos |