Onde usar o maçarico culinário

http://cozinhatecnica.com/2014/11/onde-usar-o-macarico-culinario/
Comprou um maçarico para fazer crème brûlée, fez uma vez e depois nunca mais usou? Pois saiba que o maçarico é muito útil, não serve apenas para queimar açúcar em cima daquele creme amarelo! Vamos dar aqui algumas ideias de utilização e adoraríamos ouvir de vocês outras sugestões.

Queimar a superfície de fatias de peixe para sushi e sashimi

Restaurantes japoneses usam isso cada vez mais. Mesmo uma fatia de sashimi de salmão fica mais gostosa depois de passar pelo maçarico. Vejam no vídeo como é facil. Você pode aplicar um pouco de molho teryaki ou shoyu depois de aplicar a chama do maçarico no salmão.

Tostar merengues

Merengues ficam rapidamente tostados e com uma ótima aparência. Neste vídeo a chef aplica o maçarico em cupcakes cobertos com merengue. Olhem neste vídeo como a combinação merengue e maçarico cria um visual muito interessante para enfeitar o prato

Tirar a pele de pimentões e tomates

Já ensinamos em um artigo anterior como é que se tira a pele do pimentão na chama do fogão. Ao invés do fogão você pode usar seu maçarico para fazer a mesma coisa, e com maior controle da chama. Mais legal do que isso, é fazer uma sopa de pimentão assado com o maçarico. Veja este vídeo abaixo. O chef usa o maçarico para assar o pimentão e o milho.

Tostar carnes feitas com o método sous vide

O método sous vide (cozinhar à vácuo em baixas temperaturas) é fenomenal para preparar carnes no ponto certo. Seu ponto fraco é que a aparência da carne não será das melhores, pois ela não estará selada e com marquinhas de grelha. Com um maçarico esse problema está resolvido. Você poderá queimar rapidamente a superfície da carne, o que fará com que todo o seu interior continue no ponto perfeito e seu exterior pareça tão bom quando um pedaço de carne feito na grelha.    

Comentários

Onde usar o maçarico culinário

| Dicas de preparação |