Molhos: Pesto

http://cozinhatecnica.com/2014/11/molhos-pesto/
Pesto é a palavra italiana para "bater, martelar". E molho pesto é aquele molho verde, delicioso, feito de folhas de manjericão. Como o nome indica, o molho é feito "martelando-se" as folhas do manjericão em um pilão. Portanto não é para bater os ingredientes no liquidificador, isso é pecado! E um pilão não é caro e é um ótimo instrumento para preparar temperos.

COM QUAIS ALIMENTOS SERVIMOS O PESTO?

Com massas, como fettuccine, trenette (foto abaixo). Trenette é a mais tradicional em Genova, terra do pesto. No minestrone all genovese Combina com tomates E também vai bem com batatas cozidas; em saladas, por exemplo

OS INGREDIENTES DO PESTO

Antes de chegarmos na receita e no vídeo com a melhor receita de pesto que já vi, vamos passar algumas dicas: - Manjericão: o manjericão gigante é mais recomendado; o manjericão tradicional tem um sabor parecido com hortelã, não é tão suave quanto o gigante; não é tão fácil de achar, mas bons supermercados e feiras têm essa variedade (em São Paulo você encontra em pequenos vasos no Pão de Açúcar) - Pinoli: é uma pequena noz, muita usada em pratos italianos; hoje em dia é fácil achar em bons supermercados, muitas vezes junto aos temperos em pequenas embalagens - Azeite: no vídeo o azeite recomendado é o azeite de Liguria, um azeite muito mais leve que o azeite extra virgem, e que portanto não mascara o sabor do molho; Liguria é também a região onde o pesto surgiu; é difícil encontrar esse azeite no Brasil, então o melhor é usar um azeite normal, não o extra virgem - Queijo: parmesão (parmigiano reggiano) O MOLHO PESTO PERFEITO 1. Deixe as folhas de manjericão na água por uns 10 minutos, para que o sabor fique mais leve 2. Toste o pinoli levemente, até ficar com uma coloração dourada; tome cuidado, ele queima facilmente 3. Amasse os pinoli com o pilão, até fica uma massa parecida com uma paçoca 4. Coloque pouco a pouco as folhas de manjericão no pilão e amasse-as; não é um trabalho fácil, mas o resultado é fenomenal 5. Coloque o azeite e o queijo e está pronto 6. Na hora de misturar com a massa, coloque o pesto em uma panela e jogue um pouco da água do macarrão no pesto; você não deve esquentar o pesto porque tanto o sabor quanto a cor mudam 7. Pronto, ótima refeição! O vídeo está em inglês, mas com as instruções acima você entenderá seu conteúdo facilmente. Perceba a paixão do chef pelo molho e pela forma correta de prepará-lo.

Comentários

Molhos: Pesto

| Molhos |