Ervas frescas ou secas? Como usar?

http://cozinhatecnica.com/2014/11/ervas-frescas-ou-secas-como-usar/
É fácil dizer "use sempre ervas frescas". O que não é tão fácil é praticar isso. Nem sempre temos tempo ou acesso a todas as ervas frescas que queremos, e  também não é todo mundo que  tem espaço para plantá-las em casa, principalmente em apartamentos. Ervas secas estão cada vez mais disponíveis. Algumas marcas, como a Bombay, tornaram nossa ida ao supermercado muito mais interessante. Mais complicada também, pois não sabíamos que existiam tantas ervas no mundo e agora temos que aprender quando usar cada uma delas.

COMO DEVO UTILIZAR A ERVA SECA?

Se a erva é seca, não espere o final do cozimento para adicioná-las. A erva seca precisa de tempo para liberar seus aromas e se misturar com o prato. Se você demorar muito para colocá-la eles terão gosto de sujeira, apenas isso. Em uma sopa, por exemplo, vale a pena adicioná-las antes de colocar os líquidos. O mesmo vale para um refogado. As ervas que melhor retém o aroma são aquelas em formato de arbustos, como o orégano, o tomilho e o alecrim. Ervas mais tenras, como o manjericão e a cebolinha, perdem muito do seu aroma, e por isso são melhores quando usadas frescas. Quando substituir a erva fresca pela seca, lembre-se que a seca tem sabores mais concentrados e portanto você precisará de uma porção menor. Use cerca de 2/3 do que você utilizaria se fosse uma erva fresca.

COMO USAR A ERVA FRESCA?

A erva fresca deve ser adicionada ao final do cozimento ou com o prato já pronto. O manjericão, por exemplo, deve ser adicionado à pizza depois que ela sair do forno. Já o tomilho fresco deve ser adicionado à sopa momentos antes de finalizar o cozimento. Ervas frescas são muito importantes em pratos que não vão ao fogo ou que terão muito pouco tempo de cozimento, como saladas e em alguns molhos.

ERVAS FRESCAS OU SECAS? AS DUAS!

Você também pode usar uma mistura de ervas secas e frescas. Coloque uma pouco de ervas secas no início do cozimento para que os sabores se misturem e um pouco de ervas frescas ao final para realçar o sabor.    

Comentários

Ervas frescas ou secas? Como usar?

| Sem categoria, Temperos |