Queijos: Serra da Estrela

http://cozinhatecnica.com/2014/10/queijos-serra-da-estrela/
Você já deve ter ouvido falar daquele queijo português que se come de colher e é uma delícia, não? Esse queijo é o Serra da Estrela. O único problema é que os especialistas no queijo vão te dizer que é um grande pecado comer esse queijo de colher. Ele se come inteiro! E acompanhado de marmelada e vinho do Porto. Cortar a tampa do queijo e comer seu interior é jogar no lixo metade de um queijo de primeira. O legítimo queijo Serra da Estrela é feito com leite de ovelha (preste atenção nisso na hora de comprar!). O leite é coalhado quando entre em contato com sal e com uma planta nativa da região, a flor do cardo. O tempo de cura é de 60 a 120 dias. A versão amanteigada, "feita para brasileiros", tem cura de 30 dias ou um pouco mais.

ONDE O QUEIJO SERRA DA ESTRELA VAI BEM?

A melhor descrição sobre como comer o queijo da Serra da Estrela encontrei em um fórum português sobre queijos e vinhos e vou reproduzí-lo aqui, sem modificações: "O verdadeiro Queijo Serra da Estrela deve ser consumido em Pasta Meia Mole, ou seja, nem deve ser rijo como uma pedra nem a escorrer como muitas vezes vemos. Mais, deverá ser sempre cortado à fatia e não, como muitas vezes se vê, fazendo uma rodela no topo e servido com uma colher. Tudo o que for visto para além da pasta meia mole e do corte com faca, são variações de gosto (duro ou líquido) e ideias comerciais (corte em rodela no topo para consumo mais rápido)." Os especialistas nesse queijo dizem que consumí-lo ainda mole e de colher é, primeiro, um desperdício de queijo. E segundo, é como abrir um vinho engarrafado faz um mês quando na verdade este vinho irá atingir o ápice daqui 5 anos. Veja o vídeo abaixo, feito por jornalistas portugueses. É uma bela aula de como escolher e consumir o queijo da Serra da Estrela. Para não deixar dúvidas da forma correta de se consumir o queijo, segue outro trecho de um jornal da Serra da Estrela sobre a forma de consumir o queijo: "O jantar mostrou a forma antiga de comer, por exemplo, o queijo Serra da Estrela, que não foi servido à colher, mas “à pastor”, ou seja, à fatia, em cima de um pedaço de broa. «Comer este produto de excelência à colher é um abastardamento. Um mito. É à fatia que o devemos degustar», defendeu Manuel Couceiro, grande-escriba da Confraria do Queijo Serra da Estrela, que não tem dúvidas em afirmar que «quanto mais cremoso e mais líquido for o queijo, maior é a sua deficiência». «Também gosto do queijo cremoso. Só que esse não é um sinal de qualidade. O bom é um bocadinho mais duro, mais curado. Por isso combatemos a abertura de uma tampa para o servir à colher», acrescentou Manuel Couceiro." Mas gosto é gosto e se você acha que estamos errados e devemos consumir o queijo mole mesmo, é melhor ficar com o vídeo do padeiro Olivier Anquier.

QUAIS BEBIDAS ACOMPANHAM BEM O QUEIJO SERRA DA ESTRELA?

Vinho do Porto é a bebida "oficial" para degustar o queijo. Vinhos tintos secos com taninos maduros.

QUAIS ACOMPANHAMENTOS DEVO UTILIZAR COM O QUEIJO SERRA DA ESTRELA?

Marmelada é o acompanhamento "oficial" do queijo da Serra da Estrela. Pode também ser consumido em cima de um pedaço de pão. Experts recomendam a broa de milho portuguesa.

MARCAS INDUSTRIAIS QUE PRODUZEM O SERRA DA ESTRELA NO BRASIL

A Balkis criou a sua versão do queijo Serra da Estrela, chamado Serra da Balkis. O legítimo Serra da Estrela é feito com leite cru de ovelha e flor do Cardo, que é responsável pela coagulação do leite. O queijo da Balkis usa leite de vaca e coagulante vegetal. É um bom queijo. Pode ser consumido por inteiro, apesar da Balkis dizer que é preferível consumir apenas o interior. Como o blog português que citamos acima disse, isso é jogada de marketing.

MARCAS ARTESANAIS QUE PRODUZEM O SERRA DA ESTRELA NO BRASIL

O Sítio Solidão (link), na rota do Caminho Real no estado do RJ, produz sua versão do Serra da Estrela. Usam ovelhas leiteiras da raça Laucane PO (França). Também fazem outras versões com leite de cabra e de vaca. Queijo Curado de Massa Cremosa Tipo Serra da Estrela

IDENTIFIQUE UM LEGÍTIMO QUEIJO DA SERRA DA ESTRELA

1 – Denominação de Origem Protegida 2 – Símbolo europeu para os produtos com D.O.P 3 – Marca de certificação, com número de série. É atribuída aos produtores pela entidade certificadora. 4 – Marca de caseína (foto  abaixo), com número de série. É atribuído aos produtores, pela entidade responsável pela D.O.P. Sem este número um queijo não pode ostentar a denominação Serra da Estrela. (fonte: vivendoavida.net)

Comentários

Queijos: Serra da Estrela

| Queijo |